Acompanhar as gestantes, ver o nascimento e celebrar o desenvolvimento das crianças são momentos gratificantes para a líder Elisa Maria Assi, 62 anos, que está assumindo em abril de 2013 a coordenação do Setor 362, Três Lagoas (MS). Em suas lembranças, há um espaço especial para uma adolescente grávida que ela acompanhou na comunidade São José, no Jardim Alvorada, há mais ou menos quatro anos.

A gestante adolescente tinha pouca saúde, estava desnutrida, enfrentou problemas mas conseguiu levar a gravidez até o final. O bebê nasceu com peso normal. Mas a mãe não tinha leite e o bebê também não conseguia sugar. A líder que desde o parto, no hospital, continuava acompanhando diariamente a família, teve um pressentimento na tarde do terceiro dia de vida do bebê. Voltou à casa da adolescente e constatou que a criança estava completamente amarela. Levou-a imediatamente para o hospital.

Sem apresentar melhora, a criança seguiu do hospital de Três Lagoas para a UTI neonatal de Campo Grande e durante sete meses ali permaneceu em luta pela vida. Todos os esforços foram em vão. Nesse período de sete meses a adolescente permaneceu ao lado do seu filho, enfrentando todas as dificuldades e muito sofrimento com a morte de seu bebê.

Com experiência tão difícil para sua idade, a adolescente teve um crescimento pessoal. Adotou um comportamento mais adulto, aprendeu a alimentar-se adequadamente, retomou os estudos e passou a trabalhar. Engravidou de novo. Sempre acompanhada pelas líderes da Pastoral da Criança, assumiu a gravidez com muita responsabilidade e cuidado com alimentação, com a preparação para o aleitamento e pré-natal. O bebê nasceu saudável.

Fazer parte da comunidade da Pastoral da Criança foi muito importante para essa adolescente enfrentar as adversidades da vida. Com 18 meses, a criança já tinha perdido o pai que morreu em um acidente. Hoje, a adolescente já é uma mulher adulta, responsável, mãe cuidadosa de uma criança de três anos. Um exemplo de superação e transformação pessoal.

 

 Fonte: Elisa Maria Assi, coordenadora do setor 362, Três Lagoas (MS), em abril de 2013

Mais recentes - Missão