1330 alimentacao e saude entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

 Uma alimentação equilibrada, variada, completa e saborosa, aliada à prática regular de atividades físicas, é fundamental para a manutenção da saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenção da desnutrição e da obesidade.

Cada alimento fornece diferentes nutrientes como: proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras; auxilia em funções específicas do organismo, dando energia, renovando células ou fortalecendo o sistema imunológico, por exemplo; e também, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

Uma alimentação adequada deve também contemplar hábitos e práticas regionais, que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais, garantindo variedade, valor nutritivo e um custo mais baixo.

Para entender mais sobre os cuidados com a alimentação diária, veja a entrevista com Marcia Moscatelli de Almeida, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

marcia moscatelli2

Márcia Moscatelli - Nutricionista da Pastoral da Criança

 Qual é a relação que existe entre alimentação e saúde?

Existe uma relação muito grande e forte entre a alimentação e a saúde. Uma alimentação adequada e variada previne deficiências nutricionais, como a anemia ou hipovitaminose A. Ela também melhora a função imunológica do nosso corpo, protege contra várias doenças. Inclusive, as chamadas doenças crônicas, que hoje são bem comuns, como: diabetes, hipertensão arterial ou pressão alta, colesterol alto, alguns tipos de cânceres e doenças do coração.

Uma refeição com diversidade de cores é sinônimo de saúde?

Se você estiver falando dos alimentos naturais ou minimamente processados, sim, uma alimentação colorida é sinônimo de saúde. Porque cada nutriente presente nos alimentos vai predominar em uma cor. Então, quanto mais variada e mais colorida, mais rica em nutrientes é a sua alimentação. Agora, se essa alimentação colorida for dos produtos industrializados, como os doces, pode ser o mais colorido possível, mas não vai ser saudável.

Quais são os óleos mais saudáveis?

Em geral, os óleos vegetais são considerados melhores do que a gordura de origem animal, como a banha. Porque eles possuem uma quantidade menor de gordura saturada que faz mal para saúde. Entre os diferentes tipos de óleos disponíveis no mercado: o óleo de soja (mais comum), de milho, girassol e o de canola, o que possui uma melhor composição nutricional é o de canola. Agora, entre todos, o melhor seria o azeite de oliva extra virgem, prensado a frio e embalado em vidro escuro, porque ele possui Ômega 9 e não passa por nenhum processo químico industrial.

Leia a entrevista na íntegra: 1330 - Entrevista com Marcia Moscatelli de Almeida - Alimentação e saúde (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1330 - 27/03/2017 - Alimentação e saúde

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.