1447 app visita docimiciliar entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O trabalho dos líderes para garantir que todas as crianças tenham vida em abundância é muito importante, por isso a Pastoral da Criança procura tornar essa missão cada vez mais simples e eficiente. Com o intuito de fornecer informações corretas, rápidas e ajudar o meio ambiente, surgiu o App Visita Domiciliar. Para falar sobre isso, convidamos Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Qual é o objetivo do Aplicativo Visita Domiciliar?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1447 - 17/06/2019 - Controle Social e Aplicativo Visita Domiciliar


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

É auxiliar o líder durante a visita domiciliar, pois é um aplicativo baseado nas perguntas do caderno do líder e que pode ser usado em celulares e tablets. Com o uso do aplicativo, não precisa mais usar o caderno, assim economiza papel, combustível do transporte do material até a comunidade e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, além de fazer com que as informações cheguem mais rápido até os líderes, ajudando no processo de interação entre comunidade e coordenações.

Como a Pastoral da Criança participa no controle social e nas políticas públicas das comunidades acompanhadas?

O controle social é muito importante para a Pastoral da Criança e ajuda a comunidade se organizar para, juntos, atuarem para fortalecer a família e as ações de saúde, tais como políticas públicas de saneamento básico e ambiental, geração de renda e emprego, construção de manutenção de escolas de qualidade, lazer, entre outros, proporcionando a diminuição da desnutrição e da mortalidade infantil. O Aplicativo Visita Domiciliar é uma ferramenta que pode ser utilizada para fazer um bom controle social na comunidade.

Qual é a missão do articulador da Pastoral da Criança?

Ele tem a função de ser a ponte entre o Conselho de Saúde e a comunidade, entre o posto de saúde e as famílias acompanhadas. Ele tem como ponto de partida as necessidades sentidas da comunidade.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

Como o App Visita Domiciliar pode ajudar os articuladores de saúde?

O articulador de saúde vai receber, através do aplicativo, informações sobre a falta de ácido fólico, sulfato ferroso, falta de vacinas e antibióticos, enviados pelos líderes no aplicativo visita domiciliar, o que faz com que essas informações cheguem mais rápido em quem pode realmente mobilizar a comunidade e o serviço de saúde para garantir o direito à saúde para todos.

O Aplicativo Visita Domiciliar é só para a Pastoral da Criança ou também para o público em geral?

É para todos!

Leia a entrevista na íntegra: 1447 - Controle Social e App Visita Domiciliar