Desde sua fundação, em 1983, a Pastoral da Criança tem atuado pela promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até 6 anos de idade, e em função delas, oportunizando às famílias e comunidades serem agentes de sua própria transformação. Para aprimorar suas ações, desenvolveu o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante, como forma de inovar e, como sempre, oferecer orientações atualizadas, com fontes científicas em uma linguagem acessível a todos.

O aplicativo tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos sobre temas de saúde, nutrição, educação e desenvolvimento infantil em seu ambiente familiar e comunitário. Além disso, também é utilizado pelos voluntários da Pastoral da Criança para acompanhar mensalmente famílias vulneráveis oferecendo orientações e informações importantes a respeito de cada fase de gestação e idade das crianças.

image1

Para falar mais sobre o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante convidamos Maria José Martiniano, pedagoga, coordenadora estadual da Pastoral da Criança em Alagoas e assessora técnica da equipe nacional.

ENTREVISTA COM: Maria José Martiniano, pedagoga, coordenadora estadual da Pastoral da Criança em Alagoas e assessora técnica da equipe nacional

Ir. Veroni

Maria José Martiniano - Pedagoga, coordenadora estadual da Pastoral da Criança em Alagoas e assessora técnica da equipe nacional

Quem pode baixar e usar o aplicativo?

Todos podem baixar. As gestantes e famílias com crianças menores de 6 anos, profissionais de saúde, da educação infantil e todos que tenham interesse em conhecer. Especialmente as famílias e toda a rede que envolve a família, que são os principais responsáveis pelo cuidado nesse início da vida para a promoção do desenvolvimento integral.

Como faz para baixar o aplicativo?

Como ele está disponível na plataforma Google para todos, basta acessar a Play Store do celular e pesquisar por Pastoral da Criança + Gestante, instalar e depois preencher o cadastro com os dados pessoais, localização, perfil: se uso particular, família acompanhada quando esta é acompanhada pela Pastoral da Criança e se for líder voluntário cadastrar como líder. Ou seja, é muito prático e intuitivo.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1617 - 19/09/2022 - Aplicativo da Pastoral

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como a família pode acompanhar o desenvolvimento da criança pelo aplicativo?

Basta realizar o cadastro da criança no aplicativo e assim fazer o acompanhamento mensal no campo de visita domiciliar, que irá trazer perguntas relacionadas a idade da criança e informações importantes para cada faixa etária, assim como orientações sobre cada assunto (saúde, alimentação, vacinas, higiene, desenvolvimento infantil, etc.). O mesmo acontece com a gestante, que faz o próprio cadastro e o da gestação e acompanha mensalmente todo o pré-natal pelo aplicativo. No caso das crianças também é possível colocar as vacinas que a criança já tomou e verificar o estado nutricional.

Como é possível acompanhar o estado nutricional da criança?

Basta a mãe, pai ou responsável inserir as medidas de peso e altura da criança no espaço de acompanhamento nutricional e o aplicativo apresenta na hora o estado nutricional e ainda mostra uma e-Cartela com as orientações nutricionais específicas sobre cada caso, assim é possível identificar se a criança está desenvolvendo o seu máximo potencial e crescendo de uma maneira saudável.

Quais são as e-Capacitações disponíveis no aplicativo?

Temos o e-Guia, que oferece informações sobre os cuidados com a criança desde a concepção até os seis anos, com temas sobre saúde, nutrição, cidadania, educação e desenvolvimento infantil.

O e-Alimentação orienta sobre como fazer horta caseira e estimula a alimentação saudável seguindo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Nele tem muitas dicas e receitas fáceis, acessíveis e saborosas.

O e-Brinquedos e Brincadeiras, trata sobre o direito e a necessidade do brincar para o desenvolvimento infantil e com muitas dicas de brinquedos e brincadeiras com os bebês e crianças.

O e-Combate ao Coronavírus tem assuntos atualizados e com fontes científicas sobre a pandemia. Além destes, tem muitos outros temas que também vale muito a pena conhecer.

Quais os benefícios em baixar, usar e socializar o aplicativo?

O conjunto de cuidados deve amparar a criança na Primeira Infância. Estudos científicos de diversas áreas têm revelado que cada vez mais a importância de aproveitar essa fase e oferecer oportunidades e experiências positivas com potencial de impulsionar o desenvolvimento da criança.

A criança que tem condições adequadas de crescimento, de nutrição, de cuidado e de estimulação nos primeiros anos de vida será um adulto mais saudável, mais produtivo e mais inteligente. E o aplicativo vai de encontro a esse cuidado, portanto quando todos, família, comunidade e diferentes áreas, como a saúde, a educação, a assistência social, entre outros, baixam, usam e compartilham o aplicativo, estamos gerando impactos positivos na vida das crianças.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1617 - 19/09/2022 - Aplicativo da Pastoral (.PDF) 

 

 

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

"Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."

A Pastoral da Criança criou o app Pastoral da Criança + Gestante para contribuir no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes, auxiliando os líderes voluntários da associação.

 

Dra. Zilda

“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.”

Papa Francisco

“Devemos estar abertos a ler os sinais dos tempos que exprimem novas modalidades de ser evangelizadores no mundo contemporâneo. A assistência imediata para acorrer às necessidades dos pobres não deve impedir de ser clarividente para atuar novos sinais do amor e da caridade cristã como resposta às novas pobrezas que experimenta a humanidade de hoje.”