1446 trabalho infantil entrevista

Foto: Marcello Caldin

O trabalho que gera fonte de renda e sustento para a casa e para a família é de responsabilidade dos adultos, nunca da criança, mas isso não significa que ela não possa ajudar em algumas coisas dentro de casa. Incluir a criança nos afazeres domésticos, escolhendo atividades de acordo com a sua idade, é muito importante para o desenvolvimento dela, desde que isso não a impeça de fazer coisas de criança. Para falar sobre o assunto, convidamos Prof. Dra em Educação, Ida Regina Moro.

O que diferencia trabalho infantil de afazeres domésticos?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1446 - 10/06/2019 - Luta contra o trabalho infantil


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Ensinar a criança a ajudar em casa é muito diferente de utilizar o seu trabalho como fonte de renda. É importante a criança ter tempo para cada coisa, inclusive para ajudar nas tarefas domésticas, ou seja, é importante que ela possa ajudar a lavar a louça, arrumar a própria cama, aprender a cuidar da plantação e outras atividades que fazem parte da rotina caseira e que não são considerados trabalho infantil.

Quando a criança pode iniciar esses afazeres em casa?

Desde pequena. Quando ela consegue caminhar e fazer as  coisas de forma autônoma, já é possível iniciar com essa participação nos afazeres de casa.

ida regina moro

 Ida Regina Moro

Como as crianças podem participar nos afazeres domésticos?

Entre 2 e 3 anos, por exemplo, ela pode guardar os brinquedos após brincar, esticar os lençóis de uma cama, colocar a mesa de forma simples - levando guardanapos e colheres, regando as plantas. Crianças um pouco mais velhas podem assumir mais responsabilidades, de 4 a 5 anos elas já podem organizar o quarto, dobrar roupas simples, guardar a louça, pôr a mesa de forma mais completa. Já na idade escolar, a partir dos 6 anos, elas podem recolher o lixo, fazer uma salada, dobrar toda sua roupa, preparar sua mochila para a escola, secar e guardar as louças. Na fase da pré adolescência, elas podem participar mais ainda.

Quais são os sinais de que os afazeres domésticos não estão contribuindo para o desenvolvimento da criança?

Quando os afazeres domésticos são excessivos, ocupam um tempo grande e impedem a criança de ter o tempo de brincar, é sinal de que estão prejudicando o seu processo de desenvolvimento.

Leia a entrevista na íntegra: 1446 - Luta contra o trabalho infantil (.PDF)