Entende-se por crianças nascidas com baixo peso, aquelas que nasceram com menos de 2,500Kg. Essas crianças apresentam mais riscos de desenvolver diabetes, obesidade, colesterol elevado, pressão alta, osteoporose, doenças renais e do coração quando adultas.
Os líderes da Pastoral da Criança podem contribuir para que menos crianças nasçam com baixo peso, a partir do momento em que passam a acompanhar mais gestantes mensalmente, apoiando-as para que não façam uso de fumo, álcool, drogas, tenham uma alimentação saudável e compareçam às consultas de pré-natal. Todos esses conhecimentos são estudados pelos líderes quando falamos dos primeiros mil dias de vida.
- Na análise deste indicador em nível nacional, observa-se uma variação de 0,37% entre 2023 (7,2%) e 2024 (7,2%). Já os dados preliminares de janeiro a junho de 2025 apontam um percentual de 6,3%.
Sugestões de como agir:
Sugere-se que as equipes diocesanas trabalhem em suas paróquias planos de ação que abordem:
- O aumento dos Mutirões em busca de gestantes;
- A realização de Oficinas de Formação Contínua Integrada anuais sobre os primeiros mil dias de vida;
- E estimular as gestantes a baixar o App para que elas mesmas conheçam o e-Guia do Líder 2025 e o e-Alimentação.
- Divulgar o Método Canguru nas visitas domiciliares e seus benefícios que: reduz o tempo de separação entre mãe e recém‑nascido e favorece o vínculo; permite um controle térmico adequado; contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; reduz o estresse e a dor do recém‑nascido; aumenta as taxas de aleitamento materno; melhora a qualidade do desenvolvimento, clique aqui para saber mais.
Brasil
Na análise deste indicador em nível nacional, observa-se uma variação de 0,37% entre 2023 (7,2%) e 2024 (7,2%). Já os dados preliminares de janeiro a junho de 2025 apontam um percentual de 6,3%.
O gráfico abaixo mostra a situação nos dois anos citados e de janeiro a junho de 2025.
Para mais informações referentes ao seu estado e diocese, consulte os links abaixo:
- e-Capacitação
- >
- e-Relatório anual 2025
- >
- Principais indicadores de crianças
- >
- % de crianças nascidas com baixo peso