Mãos pintadas com coração

Foto: Pexels / Pixabay

A Rede Comunitária de Proteção à Infância e à Adolescência é uma rede que envolve a ação de várias instituições, comunidades e áreas governamentais que atuam em questões sociais, definindo estratégias para prevenção, atendimento e incremento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Para entendermos como isso acontece na prática, conversamos com a Maristela Cizeski, articuladora nos conselhos e fóruns de direitos das crianças e do adolescente.

Maristela, quais são as principais medidas a serem tomadas para preservar a infância?

Nós precisamos que as famílias se deem as mãos, para que possam criar entre si laços de amizade. Também precisamos que elas derrubem essas barreiras de medo um do outro e de cada um tem seu mundo, porque nós vivemos em uma sociedade.

maristela cizeski

 Maristela Cizeski

Como conscientizar que toda a vizinhança se torne responsável no cuidado e também no desenvolvimento das crianças de cada comunidade, Maristela?

O artigo 227, da Constituição Federal, diz que é dever do Estado, da sociedade e da comunidade cuidar das crianças. Já, o artigo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reforça que é dever do Estado, da sociedade, da comunidade e da família. Mas, parece que nós, em nossas comunidades, a primeira coisa que fazemos é denunciar. Por isso, o trabalho da Pastoral da Criança é tão importante, para que possamos realmente, fazer a inclusão das crianças em sua totalidade.

E na sua opinião, Maristela, como deve agir o líder da Pastoral da Criança? Explica para a gente.

O líder da Pastoral da Criança, ele recebeu um mandato não judicial, mas um mandato divino de cuidar daquelas crianças. Creio que a Pastoral, ela precisa denunciar e proteger também. Então, a líder da Pastoral da Criança é aquela que olha, que cuida, que protege e se ela precisar ser dura, forte, ela será. Mas, tudo isso com ternura, para que ela realmente seja uma proteção para os meninos e meninas.

Leia a entrevista na íntegra: 1355 - Entrevista com Maristela Cizeski - Rede comunitária de proteção à criança (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1355 - Rede comunitária de proteção à criança (SUL)
1355 - Rede comunitária de proteção à criança (NORTE)