210 ok lacos de amorOlá, líderes:

No mês passado, conversamos sobre o Mutirão em Busca das Gestantes. Este mês, vamos conversar sobre a importância da entrega das cartelas Laços de Amor para as gestantes.

No Mutirão em Busca das Gestantes entregamos em todas as casas a cartela dos Mil Dias, que traz importantes orientações para a gestante, desde o início de sua gestação até os dois anos de vida do bebê.

A ciência, através de estudos, tem verificado a importância de certos cuidados nesse período, que até então não eram muito observados.

Agora vamos falar das cartelas Laços de Amor, material educativo criado para os nove meses de gestação e que continuam sendo entregues para as mamães até o 6º mês de vida do bebê, com orientações preciosas para a mamãe e a família.

210 ok Lacos Envelope 2012 CorrigidoOs Laços de Amor são um conjunto de cartelas feitas para as gestantes e seus familiares. O objetivo é envolver todos com a gravidez, mostrando as necessidades da gestante e do seu bebê e incentivando para que ela faça o acompanhamento pré-natal.

Essas cartelas são numeradas e devem ser entregues e lidas com as gestantes todos os meses, nas visitas domiciliares. Elas são uma grande ajuda para os líderes, ao darem orientações práticas sobre como a gestante pode se cuidar melhor e criar uma ligação mais forte com o bebê que está para nascer, e continuam orientando até iniciar a introdução de novos alimentos para o bebê. Como é importante a mãe e a família terem acesso a esses conhecimentos! Elas são um resumo das informações que estão no Guia do lider.

Para que a gestante continue observando os cuidados com a sua saúde e a do bebê até os dois anos de vida, no Laços de Amor existe também
a cartela dos Mil Dias.

Na primeira visita, independente do mês em que a gestante estiver de gestação, o líder deve entregar a cartela 1A e o porta cartelas, onde será escrito o nome da gestante e do líder que a acompanha.

Líder, o ideal seria acompanhar a gestante desde o primeiro mês de gestação. Assim, uma cartela por mês seria usada para ler e conversar com a gestante e sempre que possível, com o pai do bebê. Caso o acompanhamento da gestante comece depois do primerio mês de gestação, há necessidade de usar mais de uma cartela na visita.

A seguir orientamos como essas cartelas devem ser entregues se a visita acontecer no:

210 ok Cartela 1A Corrigida2º mês -> Na primeira visita, leia e entregue as cartelas 1A, 1B e 2.
3º mês -> Na primeira visita, leia e entregue as cartelas, 1A, 1B, 2 e 3.
4º mês -> Na primeira visita, leia e converse sobre a cartela 1A e 4. Em seguida, sobre as cartelas 2 e 3.
5º mês -> Na primeira visita, leia e converse sobre a cartela 1A 4, 2 e 3. Na segunda visita, sobre a 5 e 6.
6º mês -> Na primeira visita, faça a mesma ordem sugerida para o 5º mês e, na terceira visita, leia e entregue as cartelas 7 e 8.
7º mês -> Na primeira visita, leia e converse sobre a cartela 1A e 7 e, em seguida, sobre as cartelas 3 e 5.
8º mês -> Na primeira visita, leia e converse sobre as cartelas 1A, 7, 3 e 5. Na segunda visita sobre as cartelas 8 e 9.
9º mês -> Na primeira visita, leia e converse sobre as cartelas 1A, 7, 8 e 9.

Não esqueça: a partir do 4º mês de gestação, nem todas as cartelas serão usadas durante as visitas, pois depende do mês em que a gestante está. Por exemplo, se você cadastra e inicia o acompanhamento da gestante no 5º mês, você entregará para ela as cartelas 1A, 4 , 2 e 3 e entrega a cartela 1B para ela deixar junto com as demais.

Mesmo assim, as cartelas deverão ser entregues para a gestante com a orientação de ler e guardar no porta cartela, pois será uma lembrança do líder para a gestante e o bebê que nascerá.

Quando o bebê nascer, ele vai ser cadastrado no seu caderno na mesma página em que estavam o nome e as informações de sua mãe. É importante visitar a mãe logo nos primeiros dias de vida do bebê, para ver se ela precisa de algum apoio e entreguar as cartelas 10A e 10B.

Na visita seguinte, ainda no primeiro mês de vida, leia com a mamãe as cartelas 12 e 13.

Continue visitando mensalmente o bebê e quando ele completar três meses, leia e entregue para a mãe a cartela 14.

Quando o bebê completar cinco meses, leia e entregue a cartela 15A.

Quando o bebê completar seis meses, leia e entregue a última cartela -15BIntrodução de alimentos.

As cartelas devem ser entregues a todas as gestantes acompanhadas durante a gestação.

Lembre: se a gestante mudar para outra comunidade, entregue todas as cartelas do Laços de Amor, para que ela possa continuar se cuidando e tenha uma lembrança sua e da Pastoral da Criança. Agora você, líder, pense um pouco:

- O que você ou alguém de sua família sentiria ao receber a vista de um líder que lhe entregasse e conversasse com você todo o mês sobre o Laços de Amor? Você se sentiria importante, amada? Isso poderia ajudar nas dúvidas que sentia? Seria bom poder partilhar com uma pessoa que lhe daria atenção plena o que você estava sentindo, precisando nesse momento?

- E as gestantes que você acompanha, como elas te recebem? O que elas fazem que lhe deixa feliz e mostra a importância do seu trabalho? E quando você não é bem recebido ou não lhe dão atenção, como você se sente? O que você poderia fazer ou quem poderia lhe ajudar para melhorar?

Força e fé! Você está ajudando a trazer ao nosso mundo uma criança que merece viver uma vida plena! No próximo mês, vamos conversar sobre outro tema de importância para você e a sua missão pastoral. Até lá!

Mais recentes - Missão