Fonte: Irmã Irma Rodrigues, coordenadora do Estado da Paraíba (março 2013)

Na missão de acompanhar, animar e promover a expansão das ações da Pastoral da Criança no Estado do Paraíba, a irmã Irma Rodrigues viaja periodicamente visitando dioceses e suas comunidades. Neste início de 2013, a coordenadora realizou uma jornada missionária pela Diocese de Cajazeiras, percorrendo ramos e paróquias de 10 cidades da área de Catolé do Rocha, no sertão paraibano. E contabilizou como resultado a reativação de seis comunidades e mais dez novas lideranças para serem capacitadas.

“Encontrei realidades preocupantes e desafiadoras”, comentou a irmã. A cidade de Lagoa está em fase de constituição de novas lideranças. Na cidade de São Bento, ramo São Sebastião, na divisa com o Rio Grande do Norte, depois de contatos por telefone com o padre Jandui, coordenador da paróquia, foi realizada reunião no dia 28 de janeiro, quando foram ouvidos todos os questionamentos de coordenações e líderes. Foram analisadas várias questões como a situação das prestações de contas, FABS não enviadas e as comunidades no vermelho. O encontro foi acompanhado pelo padre Francisco, referencial da Pastoral da Criança da Diocese de Cajazeiras. Uma nova reunião foi agendada para 17 de fevereiro.

Neste novo encontro em São Bento participaram o padre Severino Elias e lideranças que se encontravam muito desmotivadas desde o falecimento de uma coordenadora paroquial. Mesmo assim, ali se encontravam 15 líderes e 10 pessoas convidadas para capacitação. O encontro foi muito positivo, relatou irmã Irma. “Houve muita escuta, muito diálogo e partilha de experiências”. Além da reativação de comunidades, ela disse que “quer avançar, levar as ações da Pastoral da Criança para a zona rural paraibana e outras localidades pobres e com altos índices violência”.

Nessa missão, adianta a coordenadora, ela conta com o apoio da Diocese de Cajazeiras que elegeu 2013 como o Ano da Caridade. A Diocese está dando prioridade à Pastoral da Criança e já criou uma equipe paroquial de seis pessoas para colaborar nas novas ações.

 

Mais recentes - Missão