1346 leitura para as criancas entrevista

Foto: Freepik

Qual criança não gosta de ouvir uma boa história? As histórias são uma parte muito especial da vida de qualquer criança, pois abrem espaço para a imaginação, a criatividade e para um universo encantado, de infinitas possibilidades.

Além do mais, a leitura é uma das atividades mais antigas do ser humano, que permite desenvolver a linguagem, ampliar o vocabulário e compreender o mundo ao nosso redor.

Para garantir uma boa contação de histórias, procure um lugar tranquilo e confortável, permita que a criança sente ao seu lado e acompanhe o livro com você. De modo que ela possa ver as perguntas, acompanhar com o dedo e até mesmo virar as páginas.

Conheça mais sobre importância de contar histórias e de ler para as crianças, com a Ir. Veroni Medeiros, assessora técnica da área de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Qual é a importância das histórias?

As histórias ampliam a linguagem oral, ensinam novas palavras e facilitam o aprendizado. Também desenvolvem a imaginação, ajudam a compreender o mundo, estimulam a criatividade e fortalecem a ligação entre adultos e crianças. É por meio das histórias que as crianças percebem a diversidade da natureza, do colorido, do belo, as diferenças entre os animais, entre as plantas e entre as pessoas.

O que é contação de histórias?

A contação de histórias é uma arte que preserva os valores culturais de uma família, de uma comunidade e de um povo. Desenvolve a linguagem, é um passaporte para a escrita, desperta o senso crítico e principalmente, faz a criança sonhar e vibrar com a vida.

A senhora falou que contar histórias é uma arte. Ir. Veroni. Quais dicas a senhora teria para se contar uma boa história?

Para contar uma boa história é necessário: escolher livros conforme a faixa etária das crianças, com imagens grandes, bem visíveis para que as crianças possam observar, usar diferentes tons de voz para acompanhar o ritmo das histórias, deixar a criança interagir, dar palpite e perguntar. Ela também pode inventar a história olhando as gravuras.

Como a família pode encontrar bons livros para contar histórias?

A família precisa ficar atenta e ver o que existe para as crianças lerem no município e na sua comunidade. Pesquisa as bibliotecas municipais e as que existem em igrejas, escolas e em outros lugares. Em seguida, faça o cadastro no local e depois, é só escolher e retirar os livros.

Como aproveitar as perguntas das crianças, as situações da família e as horas em que todos estão reunidos para contar uma história?

A família precisa estar atenta e aproveitar os momentos especiais. As perguntas das crianças são incentivo para uma boa história. Também é importante contar causos da própria família, de onde vieram os avós, os pais, se foi de outra cidade ou de outro país. Esse tipo de conversa é uma oportunidade para desenvolver a imaginação das crianças, desenvolver as noções de tempo e compreensão do mundo e também, para que elas conheçam suas origens.

Leia a entrevista na íntegra: 1346 - Entrevista com Ir. Veroni Medeiros - Leitura para as crianças (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1346 - 17/07/2017 - Leitura para as crianças
{audio socialshare:no}1346 - Leitura para as criancas sul|/joomlatools-files/docman-files/1346_leituraparaascriancas_S.mp3; 1346 - Leitura para as criancas norte|/joomlatools-files/docman-files/1346_leituraparaascriancas_N.mp3{/audio}