1448 festas juninas entrevista web

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Quando o mês de junho chega, todo mundo já fica animado para os festejos que vem com ele: as festas juninas. Elas representam muita alegria, resgate de tradições, valores culturais e orações para, pelo menos, três santos. Apesar de proporcionarem muita alegria e diversão, as festas juninas também podem trazer alguns riscos que, com cuidados simples, são possíveis de ser evitados. Para falar sobre o tema, convidamos Irmã Veroni Medeiros, Assessora Técnica de Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Qual é o objetivo das festas juninas?

O grande objetivo da festa junina é o agradecimento. É uma festa para celebrar em união com a família e a comunidade, reunir crianças, pais, familiares e amigos com o objetivo de curtir os bons momentos conversando, pulando e se alegrando.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1448 - 24/06/2019 - Festas Juninas


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

O que não pode faltar na festa junina?

É uma festa de diversão e alegria, por isso, não podem faltar jogos e brincadeiras, tais como corrida de saco, jogo da argola, pescaria e tantos outros. Outra coisa que não pode faltar é o arraial, ous seja, o lugar dos festejos, que deve estar limpo, decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiros.

Quem são os Santos Juninos?

Santo Antônio foi um santo que chegou a conhecer São Francisco de Assis e com ele aprendeu lindas lições de vida e de amor aos pobres, dedicou seu tempo ajudando moças pobres a conseguirem os dotes para o casamento, por isso Santo Antônio é popularmente conhecido como o Santo Casamenteiro. Também homenageamos São João, ele nasceu no dia 24 de Junho e a história conta que seus pais, Isabel e Zacarias, acenderam uma fogueira para anunciar o nascimento e também para se aquecer. E  São Pedro, que trabalhava como pescador, foi o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Quais são os aspectos perigosos que devem ser evitados na festa junina?

A Festa Junina, para ser boa, precisa ser uma festa segura e todos os excessos devem ser evitados, como por exemplo bebida e brincadeiras com fogo, além de ser necessário saber respeitar as diferentes opiniões e evitar acidentes. É importante cuidar das crianças, pois elas podem se perder dos pais. É preciso muito cuidado para não acabar no hospital.

Você tem mais alguma orientação sobre as festas juninas?

Só lembrar que a festa junina é uma festa de muita dança e alegria, uma oportunidade para conversar, conviver, se divertir, conhecer novas pessoas, brincar e participar dos jogos com as crianças.

Leia a entrevista na íntegra: 1448 - Festas Juninas