1408 importancia dos esportes para as criancas crianca andando de bicicleta entrevista

Foto: Freepik

A prática de esportes é necessária para a saúde na vida de todos nós, mas para as crianças ela é essencial, pois assim teremos jovens e adultos saudáveis, ativos e longe de problemas de saúde, tal como a obesidade. Mas para estimular essa prática, a criança precisa sentir prazer no esporte e a melhor maneira é praticar brincando. Para falar mais sobre isso, convidamos a Irmã Veroni Medeiros, Assessora Técnica de Desenvolvimento Infantil da Pastoral da Criança. Confira:

Irmã Veroni, para começar, o que entendemos por esporte?

Esporte é o conjunto de atividades físicas e prazerosas que ajudam no desenvolvimento da criança, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos e das pessoas idosas.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

E quais são os benefícios da prática de esportes para as crianças, Irmã Veroni?

O esporte traz muitos benefícios para o corpo da criança. Ajuda a criança a crescer no aspecto físico e emocional, melhora a coordenação motora e estimula as atividades básicas, como caminhar, saltar, pular, correr, a praticar brincadeiras em grupo e com a família. Também contribui para ter uma boa saúde, traz vantagens psicológicas, ajuda a superar a timidez ou a vergonha, a frear os seus impulsos e ansiedade, a ser mais colaborativa e menos individualista e egoísta. O esporte é muito importante também no aspecto social e relacional, pois a criança aprende a reconhecer e respeitar que existe alguém que sabe mais do que ela, aprende a conviver com regras e criar bons hábitos, a ter responsabilidades e compromissos, e a praticar o jogo limpo.

Irmã Veroni, como a escola pode ajudar a criança a praticar um esporte?

A escola deve incentivar a criança a praticar esportes, pois assim as crianças ficam mais disciplinadas, com senso de equipe e menos sedentárias. As atividades esportivas são muito importantes para o desenvolvimento integral da criança e ajudam no combate à obesidade. O esporte ajuda no fortalecimento do corpo, da mente e da vida saudável.

E como fazer, Irmã Veroni, quando o esporte deixa de ser lazer para se tornar competição?  O esporte competitivo é ruim para a criança?

É preciso, antes de tudo, valorizar a prática esportiva como uma atividade coletiva e não apenas como uma competição. As crianças precisam brincar muito, isso também é esporte.

Leia a entrevista na íntegra: 1408 - A importância dos esportes para crianças (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1408 - A importância dos esportes para crianças - 24/09/2018