Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas servem para valorizar e estimular atitudes na família e na comunidade que promovam o desenvolvimento da criança. Por meio deles, você, líder, pode conversar e pensar junto com os pais quais situações da rotina da família podem ser oportunidades que a criança precisa e o que favorecem o seu desenvolvimento.
Os Indicadores de Oportunidades e Conquistas são um roteiro para ajudar você a observar o bebê e criança durante as visitas domiciliares e, a partir disso, orientar e incentivar a família a oferecer estímulos adequados para o seu desenvolvimento.
Assim como os indicadores de saúde, nutrição e cidadania, eles te orientam para começar e manter um diálogo com a família e não devem ser usados como perguntas.
Por exemplo:
Quando alguém coloca o bebê sentado com apoio, ele consegue ficar nessa posição?
O líder observa durante a visita se o bebê permanece sentado com apoio. Caso não consiga, conversa com a família sobre a importância desse estímulo, orientando-a a colocar o bebê nessa posição com frequência, sempre respeitando o tempo e o conforto da criança.
Assim, se observa e conversa com calma e a família aprende como estimular o desenvolvimento do bebê no dia a dia.
Os primeiros Indicadores de Oportunidade e Conquistas aparecem no tópico “Promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento (1ª semana)”. Líder, você encontrará os outros indicadores nos tópicos “Como o bebê pode aprender e se desenvolver”, para cada faixa etária.
Eles se encontram numa foto com moldura que tem uma pergunta embaixo. Estão organizados em oito faixas de idade, que se iniciam no primeiro mês de vida do bebê e vão até a criança completar seis anos. Em cada faixa de idade, são apresentados quatro indicadores.
- e-Capacitação
- >
- e-Guia do Líder 2025
- >
- O bebê até seis meses
- >
- Indicadores de Oportunidades e Conquistas