1358 dia das criancas entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Celebrado em 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das datas mais esperadas pela criançada. Muita brincadeira, diversão e alegria fazem parte da comemoração, que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Essa data tão especial também serve para refletirmos sobre as nossas crianças, seus direitos e quais são as oportunidades que estamos oferecendo para elas em nossas comunidades. Para isso, é preciso ouvir as crianças.

Para refletirmos sobre a infância, conversamos com a Irmã Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, com o Padre Ângelo Carlesso Primo, da Paróquia São Carlos Borromeu, em Curitiba (PR) e com quem mais entende do assunto: as crianças!

Crianças, o que vocês mais gostam de fazer?

Menino 1: Eu gosto de jogar futebol

Menina 1: Eu gosto de brincar, assistir televisão, colocar um DVD na televisão, estudar, fazer lição, brincar com os meus amigos da escola e com os meus outros amigos e amigas e muito mais coisas.

Menino 2: O que me deixa contente é sair de casa e passear

Menina 2: Brincar com os meus colegas, no parquinho, ver o mundo

Menino 3: Quando a família está junta e reunida

Menino 4: O que me deixa contente é eu ficar do lado da minha mãe, do meu pai, da minha vó. Eu fico contente quando eu brinco, quando eu pulo e quando eu corro.

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Irmã Veneranda Alencar, qual é a sua mensagem para o dia da criança?

Festejar o dia da criança não é somente brincar, distribuir brinquedos ou até guloseimas. É também, um dia de reflexão sobre vários aspectos importantes na vida da criança. As condições de saúde, escola, nutrição, oportunidades de brincar e respeito aos seus direitos. Outro aspecto é a necessidade de afeto que a criança tem. Não adianta dar presente se não se dá atenção, é preciso dar tempo, afeta e escutar a criança. Ser presença constante no dia a dia,também neste dia queremos pedir as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, mãe, rainha e padroeira do nosso Brasil, para todas as crianças e o povo brasileiro. A Pastoral da Criança parabeniza todas as crianças e todas as suas famílias.

E agora, uma mensagem amiga do Padre Ângelo Carlesso:

Amigos e amigas do Viva a Vida, criança feliz é o que nós queremos. Que as nossas crianças sejam felizes, por isso é importante cuidar bem da primeira infância do 0 aos 6 anos de idade, porque justamente é nesse período que tudo se desenvolve, que tudo fica marcado. Se nós tratamos bem as crianças, nós teremos adultos mais equilibrados, mais harmoniosos. Por isso, vamos cuidar bem dos pequeninos, vamos dar a eles o cuidado que eles merecem,  porque eles são as criaturas prediletas do amor de Deus e que sejam também, as prediletas do nosso amor, do nosso carinho e do nosso afeto. E que a mãe Maria, virgem aparecida que cuidou tão bem do menino, do seu e do nosso menino Jesus, abençoe e proteja todas as nossas crianças.

Leia a entrevista na Ìntegra: 1358 - Entrevista Dia da Criança (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1358 - Dia da Criança (SUL)
1358 - Dia da Criança (NORTE)