background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 5

175

Dramatização

A  dramatização  é  uma  forma  útil  de  ajudar  os  participantes  a  verem  as  coisas  a  partir  de  outra 
perspectiva.

“Caminhe uma milha com meus sapatos” é um bom conselho. Nossas crianças aprenderão a respeitar os 
outros quando se acostumarem a se imaginar no lugar dos outros.

4

A dramatização é ao mesmo tempo interessante e útil, já que obriga os participantes a abordarem 
problemas complexos que não têm uma única resposta “correta” e a utilizarem múltiplas habilidades.

Os  exercícios  de  dramatização  exigem  preparação  e  sensibilidade  na  sua  execução, mas a tarefa 
geralmente motiva os participantes e os satisfaz.

É importante definir os objetivos ao estabelecer os temas que serão incluídos no exercício. Identifique 
um problema relacionado ao(s) tema(s) escolhido(s) e um ambiente para os personagens. É uma boa 
ideia estabelecer um ambiente realista, mas não necessariamente real.

Defina os objetivos dos personagens e o que aconteceria se o personagem não conseguisse alcançá-los. 
Elabore informações sobre o passado de cada personagem.

Envolva  os  participantes  no  cenário,  descrevendo  o  ambiente  e  o  problema.  Forneça  informações 
sobre os personagens: seus objetivos e sua história passada. Determine quantos participantes já têm 
experiência em representação e explique como isso funcionará no exercício.

Os  participantes  que  deverão  interpretar  os  personagens  necessitarão  de  algum  tempo  para  se 
familiarizar com eles e “entrar no papel” para o exercício. Talvez os participantes tenham algumas 
reservas  sobre  o  personagem  que  lhes  foi  atribuído ou sobre seus motivos. Procure descobrir isso 
antes da dramatização.

A dramatização deverá ser seguida de uma discussão para que os participantes definam e reforcem o 
que aprenderam. Isso pode ser feito por meio de um debate, de um momento de reflexão ou de um 
intervalo para que os participantes escrevam individualmente em seus Cadernos de Aprendizagem.

Aqueles que estiverem representando personagens podem falar sobre seu papel e indicar se estavam 
expressando o que realmente sentiam ou falando do ponto de vista do personagem. Os espectadores 
podem dirigir perguntas tanto aos personagens representados quanto às pessoas que os representaram, 
perguntando como se sentiram desempenhando um determinado papel.

Alguns exercícios de dramatização são fornecidos aqui, mas com prática será fácil criá-los com base 
em temas da atualidade.

Neil Kurshan, Raising Your Child to Be a Mensch, cap. 4, 1987

background image

Aprender a Viver Juntos

Seção 5

176

Cartão de dramatização 1

Jorge tem 17 anos e é filho único. Seu pai é contador em uma empresa e sua mãe administra
um comércio de flores. Seus pais saem de casa todos os dias às oito horas da manhã e só 
voltam às nove horas da noite. 

Jorge acaba de terminar uma relação de um ano e meio com sua namorada e se sente muito
triste. Desde que isso aconteceu, começou a beber com os amigos e todos os fins de sema-
na chega bêbado à sua casa. Seus pais não percebem a situação, até um dia seu pai desco-

bre acidentalmente algumas garrafas de álcool e maconha no quarto. O pai se enfurece e,
quando Jorge chega, grita com ele e o critica por não levar em consideração todo oesforço
que tanto ele e sua mãe fazem para a sua educação. Jorge, que está bêbado, grita com seu
pai, acusando-o de nunca ter tempo para ele e não tem o direito de criticá-lo quando sequer
tem tempo para conversar com ele.Nesse momento a mãe chega e, ao saber da situação,
começa a chorar.O pai de Jorge continua enfurecido e pede para Jorge sair de casa.

Cartão de dramatização 2

Andrea, Lina e Ruth são as melhores amigas na escola.Elas sempre estão juntas e se diver-
tem zombando de outras meninas que são tímidas ou que fazem coisas que elas não gostam.

Clara  e  Ornella  são  novas  na  escola.  Ainda  não  têm  amigos,  mas  são  muito  simpá-
ticas  com  os outros estudantes.

Um dia Clara e Ornella estão jogando basquete na quadra quando Andrea, Lina e Ruth se 
aproximam e pedem de forma ríspida que deixem a quadra e a bola porque querem jogar.
Ornella diz que elas acabaram de começar a jogar e que gostariam de ter um pouco mais
de tempo. Andrea se enfurece e imediatamente empurra Ornella de forma brutal.

Ornella reage empurrando Andrea com força e, nesse momento, Lina e Ruth se envolvem
na briga. Clara, temendo que elas possam machucar Ornella, joga a bola violentamente na
cabeça de Andrea, fazendo-a cair ao chão. Andrea se enfurece, levanta-se e bate em Laura.