Módulo 1
Compreensão de si mesmo e dos outros


Por meio dos quiosques do Mód 1, poderão aprender a conhecer a si mesmos em relação aos outros. Aprenderão a aceitar suas diferenças com os outros e descobrir os elementos comuns que todos compartilhamos. Ao percorrer os diferentes caminhos, descobrirão como sua identidade é formada por suas raízes, pelas relações com sua família, seus amigos e pessoas que os rodeiam. Essa jornada os ajudará a apreciar a diversidade, a questionar seus preconceitos, compreender e respeitar outras pessoas. Como facilitador, escolha os que deseja visitar e planeje a jornada de seu grupo rumo à compreensão de si mesmo e dos outros!
Valorizar a diversidade
As atividades deste quiosque ajudam a observar o mundo em que vivemos. Os participantes aprenderão mais sobre os outros e descobrirão a diversidade e a riqueza dos outros. Este caminho lhes permitirá identificar o que nos torna diferentes e a valorizar essa diversidade sem recorrer aos preconceitos.
Atividades sugeridas
> Compartilhar fotografias, pág. 70.
> Desenhar mapas, pág. 76.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Visitas inter-religiosas, pág. 80.
> Comparar, pág. 82.
> Noites culturais, pág. 83.
> Questionário – O que sei sobre outras religiões?, pág. 112.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.
Reconhe
cer a si mesmo em relação aos outros
As atividades deste quiosque ajudam a quem participa observar profundamente a si mesmos e analisar como se relacionam com os outros. Reconhecerão sua própria identidade e o respeito ao direito de todos a uma identidade. Também descobrirão a interconexão com os outros e verão como as relações e experiências com os outros formam sua própria identidade.
Atividades sugeridas
> Minha árvore da vida, pág. 65.
> Compartilhar experiências pessoais, pág. 67.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Comparar, pág. 82.
> Noites culturais, pág. 83.
> A história de Pedro, pág. 103.
> Pintar camisetas, pág. 109.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.
Uma m
esma natureza humana
Por meio das atividades deste quiosque, os descobrirão que, além de nossas diferenças, compartilhamos uma mesma natureza humana. Buscarão seu ser interior e escutarão histórias dos outros para ajudá-los a estabelecer uma conexão. Descobrirão a necessidade de compartilhar responsabilidades como humanos
Atividades sugeridas
> Narração de histórias, pág. 74.
> Alcançar as estrelas, pág. 77.
> Círculos de percussão, pág. 79.
> Reconhecimento prazeroso, pág. 105.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.
Podemos nos relacionar bem?
As atividades deste quiosque ajudarão a aprender e valorizar o que significa respeitar os outros. Os participantes questionarão suas atitudes, sua maneira de pensar e seu comportamento e aprenderão a ver além das diferenças, preconceitos e estereótipos.
Atividades sugeridas
> Histórias para a alma, pág. 73.
> As ideias que defendo, pág. 78.
> O banco da ética, pág. 87.
> Grupos focais sobre o respeito, pág. 95.
> Cafés inter-religiosos, pág. 96.
> A história de Pedro, pág. 103.
> Diálogos inter-religiosos, pág. 122.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.
Colocar-se
no lugar dos outros
As atividades deste quiosque levarão a reconhecer seus preconceitos e tentar superá-los em benefício da compreensão mútua. Este quiosque conduz a um processo reflexivo de despertar espiritual para as necessidades e sentimentos dos outros, fortalecendo a espiritualidade e a capacidade para sentir empatia por outras pessoas.
Atividades sugeridas
> Sua silhueta é a minha, pág. 69.
> Visitas inter-religiosas, pág. 80.
> Dramatizações, pág. 85.
> Utilizar estudos de casos, pág. 86.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.
Respo
nder às necessidades de compreensão mútua
Neste quiosque, colocam em prática seu compromisso de serem mais respeitosos e tentarem compreender os outros. Se baseia
nas descobertas realizadas durante a jornada e marca o começo de uma nova jornada de trabalho conjunto para transformar o mundo.
Atividades sugeridas
> Cafés inter-religiosos, pág. 96.
> Fazer um filme, pág. 110.
> Campanhas de aprendizagem inter-religiosa, pág. 117.
> Intercâmbios entre escolas, pág. 118.
> Semanas temáticas, pág. 119.
> Campanhas pelos direitos da criança, pág. 120.
> Diálogos inter-religiosos, pág. 122.
Antes de prosseguir, avalie o que os participantes aprenderam utilizando um ou mais modelos de avaliação. Ver a Seção 3, Monitoração do progresso.