1399 anemia entrevista

Foto: Bearfotos

A anemia é uma doença que precisa ser tratada com muito cuidado. Para preveni-la, precisamos ficar atentos principalmente com a alimentação das crianças. Evitar alimentos de baixo teor nutricional é uma das maneiras de manter nossas crianças saudáveis e longes dos muitos tipos de anemia. Para falar sobre isso, convidamos a Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Confira:

Regina, explica pra gente o que é anemia?

E quando o sangue se encontra com pouco volume de glóbulos sanguíneos. Esse baixo teor é causado pela falta de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do corpo humano.

É quais são os principais tipos de anemia, Regina?

A anemia ferropriva, que é anemia causada pela falta de ferro no sangue, é conhecida como sangue fraco. Isso acontece quando o sangue é perdido ou destruído mais depressa do que o corpo consegue repor. Outro tipo de anemia é anemia falciforme, doença genética em que os glóbulos vermelhos tem um formato anormal. E anemia Fanconi que é uma forma rara de anemia que afeta crianças e adultos.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

 Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança

E quais são as consequências da anemia para criança, Regina?

A anemia se não tratada pode ter complicações como tontura junto com sensações de fadiga, taquicardia e arritmia, comprometimento do crescimento, parar de ganhar peso e infecções de repetição.

Regina como perceber se a criança está com anemia?

Normalmente os sintomas mais comuns são o cansaço, a fraqueza e o mal estar, e os sinais de anemia são pele pálida e transparente, palidez dentro das pálpebras, gengivas pálidas, unhas esbranquiçadas, fraqueza e cansaço. Se a  anemia for muito forte a criança pode ficar com o rosto e os pés inchados, batimentos rápidos do coração e respiração curta. As crianças e adultos que gostam de comer terra, geralmente, são anêmicos.

E o que nós devemos fazer se a criança apresentar esses sintomas que você acabou de falar, Regina?

O tratamento da anemia é diretamente determinado pela doença de base que provocou a falta de produção ou destruição das hemácias, então levar a criança ao médico para fazer os exames e assim confirmar se é ou não anemia.

E agora, Regina, o mais importante: como prevenir a anemia ?

Primeiro o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, só no peito, sem água, sem chá, sem suco, sem fruta, sem salgadinhos, só o leite do peito. As gestantes têm um risco aumentado, então devem ter uma alimentação saudável e tomar o suplemento de ferro, que o ministério da saúde recomenda desde o início da a gestação até o terceiro mês pós parto.

Leia a entrevista na íntegra: 1399 - Entrevista - Anemia (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1399 - Anemia - 23/07/2018