1372 amizades na infancia entrevista2

Fotos: Acervo da Pastoral da Criança

Como é bom ter amigos para poder conversar, contar nossos sonhos, dividir nossas alegrias e também buscar conforto nos momentos tristes. A amizade, esse belíssimo sentimento, começa muitas vezes na infância e dura por toda a vida.

Para conversarmos sobre as amizades na infância está aqui a Irmã Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica de desenvolvimento infantil da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

Que benefícios a amizade traz para a saúde física e psicológica da criança?

A criança se sente muito amada e é mais feliz quando tem amigos. Quem tem amigos, brinca com alegria, fica mais esperto, aprende a repartir os brinquedos e desenvolve sentimentos e as habilidades de pensar, andar, falar e do brincar. Afinal tudo isso está relacionado com a questão da amizade, da inter-relação e da convivência familiar.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Quando as crianças começam a ter noções de amizades?

Inicialmente essas relações começam apenas como uma boa companhia. A partir dos 2 anos, os bebês começam a interagir com outras crianças, mas ainda não conseguem dividir os brinquedos, eles estão juntos, eles brincam juntos, mas cada um brinca com o seu brinquedo. É importante lembrar que nesta fase, os bebês começam a ampliar os vínculos afetivos e outras pessoas começam a fazer parte desta relação.

Na sua opinião, a creche é um lugar favorável para fazer amizades?

Sim, com certeza. Uma creche de qualidade trabalha o sentido da vida, escuta as crianças, mostra as novas possibilidades e experiências, ações que ajudam a construir amizades verdadeiras nas quais as crianças aprendem e se desenvolvem.

Qual é a importância dos pais conhecerem os amiguinhos e a família dos amigos?

Sempre é bom os pais conhecerem os amigos dos seus filhos e também as suas famílias. Uma boa dica, é abrir a sua casa para receber os amigos do seu filho ou da filha, assim os pais podem acompanhar as brincadeiras, os jogos, as diversões, as conversas e até passearem juntos.

Como as amizades na infância influenciam na vida adulta?

Em geral, as amizades na infância permanecem por toda a vida, elas costumam ser estáveis e íntimas, desempenhando uma função importante para a realização e construção da identidade.

Leia a entrevista na íntegra: 1372 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Amizades na infância (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1372 - Amizades na infância (SUL)
1372 - Amizades na infância (NORTE)

1372 amizades na infancia url