1397 alimentacao na creche mae amamentando entrevista

Foto: Yanalya

A alimentação na creche deve receber uma grande atenção dos pais. É muito importante que a creche seja um complemento de casa, e a casa um complemento da creche, no momento de ensinar a criança como se alimentar. É necessário, também, que a creche tenha um bom ambiente e acolhimento para a amamentação ou extração de leite materno para bebês. Para falar mais disso, convidamos a Irmã Célia Apolinário, coordenadora da Pastoral da Criança da Paraíba.

Que orientações Vocês passam para as famílias, irmã, sobre a importância de uma alimentação saudável na creche?

A orientação que nós passamos para as famílias não somente para as mães é para que as mães acompanhem, quando a criança chega o mesmo quando ela vai até a creche ela possa conversar com as pessoas que lá trabalham, lembrando que tudo isso é um direito das famílias.

A criança quando vai para a creche, tem um pouco de dificuldade para se adaptar aos novos alimentos, isso não é simples não é irmã Célia?

A dificuldade nossa eu digo assim é com os adultos, porque com as crianças a gente estabelece uma relação de cuidado, de amor, de atenção, no espaço onde ela é recebida, ela é acompanhada. E aí na medida do possível no processo de muito respeito com o tempo de cada criança, os profissionais dessa área vão então colocando aos poucos o alimento e lembrando que muitas creches têm esse cuidado de estabelecer esse processo de uma forma lúdica, uma alimentação colorida desenvolve em alguns tipos de músicas relacionadas aos tipos de alimento, as cores, para que a criança possa então se abrir, possa acolher, esses alimentos que muitas vezes realmente é muito novo para criança, porque ela não vem da casa com esse hábito.

Irmã Célia a creche também deve proporcionar um ambiente agradável para crianças tomar lanche e as refeições mesmo?

Sem dúvida é outra realidade né a essa inter-relação de criança com criança, lembrando que muitas às vezes são sozinhas na família né, ou só tem ela naquela faixa etária, ela não tem com quem se relacionar, então a creche ela proporciona também esse crescimento em todos os sentidos sem dúvida. Esse contato, esse experimentar, o cheiro do alimento, as cores, e que tudo isso também não precisa ser feito única e exclusivamente na creche, mas também na família, então é esse processo que tem que existir, esse diálogo entre a família e a creche os espaços onde a criança convive, então os pais também precisam colaborar nessa mútua ajuda.

Leia a entrevista na íntegra: 1397 - Entrevista - Alimentação na creche (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1397 - Alimentação na creche - 09/07/2018



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*