Dores nas costas e cansaço

Nos últimos meses de gravidez, a gestante fica mais cansada e com dor nas costas, por conta da posição da coluna. A dor na parte de baixo da barriga é causada pelo peso do bebê no útero. Para aliviar esses desconfortos, ela precisa descansar, com as pernas um pouco elevadas, várias vezes ao dia.

Dificuldade para dormir e preocupação

Às vezes é difícil para a gestante achar uma posição confortável para dormir por causa do tamanho da barriga. É bom orientá-la a se deitar virada para o lado esquerdo e colocar travesseiros entres os joelhos e na barriga, como apoio para diminuir o desconforto. Quando o sono também é atrapalhado pela preocupação com a hora do parto, ela deve respirar lenta e profundamente antes de dormir para relaxar e melhorar o sono.

Líder, você pode orientar a gestante a conversar sobre suas angústias com o companheiro, a família ou com você, pois isso geralmente ajuda a diminuir as preocupações.

Sensação de estufamento na barriga

A sensação de estufamento na barriga costuma aparecer após as refeições. Líder, nesse caso, oriente a gestante a não tomar líquidos durante as refeições, a comer pouco e com mais frequência, e a modificar o preparo dos alimentos, tornando-os mais líquidos ou pastosos. Assim a digestão fica mais fácil. 

 
 
 
 

Se a gestante não sentir o bebê se mexendo dentro da barriga ou se o bebê se agitar muito, por mais de meia hora, deve-se procurar o hospital imediatamente.

 

 

Você está aqui:
Você está aqui: