No 2º trimestre a gestante se sente mais disposta e alegre, pois seu corpo já está se acostumando às mudanças provocadas pela gravidez.

Nessa fase é normal aparecer uma linha escura, que vai da parte abaixo da barriga até o umbigo. No rosto podem aparecer manchas escuras. Para essas manchas não aumentarem, é bom a gestante proteger o rosto do sol, usando chapéu, boné ou sombrinha.

No quinto mês, a futura mamãe começa a sentir os movimentos do bebê cada vez mais intensos. Ele começa a ter um período maior de atividade em certas horas do dia e também passa por períodos de repouso.



No sexto mês, a barriga já está aparecendo bem. A gestante aumenta de peso um pouco a cada mês. Se ela engordar muito pode ter dor na coluna, além de estrias nos seios e na barriga. Quando as estrias coçam, é bom passar uma pasta feita com amido de milho ou polvilho (goma) e um pouco de água.



É bom os pais continuarem a conversar com o bebê. Quando este não for o primeiro filho, é bom envolver os outros filhos nessa conversa. Assim, as crianças podem entender e aceitar melhor a chegada do novo irmão. Isso ajuda a evitar que eles se sintam rejeitados ou abandonados após o nascimento do bebê.

Durante a gravidez, alguns casais sentem aumentar o desejo e outros sentem pouca vontade de ter relação sexual.

O casal pode continuar a ter relações sexuais. Apenas quando a gestante apresenta sangramento, perda de líquido ou dor forte é que as relações devem ser evitadas.

O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenção recíprocas.
Rm 12,9-10

Você está aqui:
Você está aqui: