ead topo


Além das informações de como a gestante pode se cuidar melhor, ela, o companheiro e a família gostam de saber o que acontece durante a gravidez. Isso diminui a ansiedade e anima todos a se envolver com o bebê desde o início. Conhecendo uma gravidez saudável, fica mais fácil para a família saber se algo não vai bem.

Líder, durante a visita, que deve acontecer ao menos uma vez por mês, sempre dê oportunidade para a gestante perguntar o que quiser. Incentive a participação do pai e da família na conversa. Lendo o Guia do Líder com a gestante, vocês encontrarão muitas informações importantes sobre a gestação.

Nos três primeiros meses, a mulher percebe poucas mudanças no seu corpo. No entanto, sabe que está diferente: o milagre da vida está acontecendo. Ela está “cheia de graça”.



A mulher pode sentir seus seios maiores e, às vezes, doloridos. A aréola, parte escura em torno do bico do seio, escurece ainda mais e surgem algumas bolinhas. Essas bolinhas ajudam a lubrificar a aréola.

A maioria das gestantes continua levando uma vida normal. É bom descansar mais e cuidar da alimentação. Fazer caminhadas durante a gestação melhora a circulação do sangue e a respiração.

Fazer atividades de cócoras (agachada) fortalece os músculos, diminui as dores nas costas e previne varizes.

É bom que você, líder, anime pais e família a se relacionarem com o bebê desde o início da gestação. Já sabemos que o bebê reage a certos estímulos do ambiente em que vive.

Os pais podem falar com o bebê sobre o que estão sentindo. É bom falar da alegria de ser mãe ou pai. Isso aumenta o envolvimento deles com o bebê. 

Líder, se for o caso, fale com os pais sobre a preocupação de uma gravidez inesperada. Conversando, os pais podem sentir mais segurança e aceitar melhor a gravidez, se preparando para receber o bebê.

A gestante adolescente e o pai do bebê precisam se envolver com ele desde o início da gravidez e ser encorajados a cuidar e educar a criança que vai nascer. Os avós, sempre que necessário, devem ser orientados a apoiá-los, mas não podem tirar a responsabilidade dos pais pelo bebê. Como avós, eles têm um papel importante para o neto.

Líder, é muito comum a adolescente grávida abandonar a escola. Nessa situação, é importante que você a incentive a continuar estudando.

 

Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade.
Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo Ef 4,31-32

Você está aqui: