A criança, desde muito pequena gosta de pegar, mexer e brincar com objetos coloridos. A vantagem principal de criar tintas, massas de modelar, fazer giz, lápis e pincéis, em casa é a segurança. São materiais bem menos tóxicos para as crianças. E essa segurança permite que elas brinquem livremente, fazendo com que o momento fique bem mais descontraído, atraente e colorido.

Durante a infância, estimular os sentidos é fundamental para garantir o desenvolvimento motor e cognitivo e também emocional. Brincar com o universo das cores incentiva para que a criança aprenda e se desenvolva com maior harmonia. O uso das tintas caseiras, as massinhas de modelar oferecem diferentes oportunidades e podem render boas horas de alegria e divertimento.

Um fator importante é a criança brincar descontraída, poder se sujar, passar a tinta no rosto, nas mãos, nas pernas e até mesmo na roupa. A tinta feita de farinha, por exemplo, fica super barata e rende bastante. É um jeito das crianças se divertirem e explorarem o mundo das cores.

Em geral as crianças são curiosas, e gostam de experimentar levando tudo à boca. É pela boca que a criança vai explorando o mundo, sentindo os sabores e, fazendo lindas experiências, assim como colocar as mãos, dedos, pés e objetos na boca. Os pais devem ficar atentos se o objeto levado à boca são limpos e não trazem riscos às crianças.

Brincar com massinha, giz, lápis e pincéis aguçam os sentidos, descobre formas, cores, texturas e movimentos. Além disso, trabalha a coordenação motora fina, a criatividade e a observação. Ajudar os pais ou as pessoas da família, na preparação do material, limpar os pincéis e os potes, é uma brincadeira que favorece a imaginação, melhora as relações de convivência e ajuda na aquisição de pequenas responsabilidades.

 

Você está aqui: