7º, 8º E 9º MÊS DE GRAVIDEZ

Querida gestante, você pode sentir seus seios cheios e pesados. É porque seu corpo está se preparando para amamentar. Pode também começar a sair um leite amarelado do bico do seu seio. É o colostro, o primeiro leite que seu bebê vai receber, que será fonte de muita saúde para ele.

Se você fizer trabalho pesado e se cansar muito, o bebê pode nascer antes do tempo. É importante receber ajuda do companheiro e da família nas tarefas de casa ou no que for necessário.

Bendito é o fruto do seu ventre, pois ele é o símbolo da presença do Senhor Deus.

Oi, mamãe! Já estou bem grandinho. Já consigo abrir e fechar os olhos e as mãos. Logo a gente vai poder se ver! Fique tranquila, vai dar tudo certo!

Por causa do peso da barriga podem aparecer hemorróidas, que são varizes no ânus. Se o intestino ficar preso, elas podem piorar.

Para o intestino funcionar bem, tome bastante líquido, faça caminhadas e coma alimentos ricos em fibras: saladas de folhas verde-escuras (inclusive aproveitando os
talos), frutas, verduras, aveia, centeio e outros alimentos da região.

O parto é um momento muito importante na vida da mãe e do bebê. A preocupação com a hora do parto e a chegada do bebê podem tirar o seu sono.

Conversar sobre suas preocupações com o companheiro, com sua família e amigos pode aliviar essa ansiedade. E eu, como Líder da Pastoral da Criança, também quero ouvir você!

Antes do último mês de gravidez veja com seu companheiro, familiares, amigos ou vizinhos como será sua ida para o hospital ou maternidade.


Você está aqui:
Você está aqui: