4º, 5º E 6º MÊS DE GRAVIDEZ

A anemia é uma doença comum na gestação. Ela causa cansaço, falta de vontade de fazer as coisas e pouco apetite. No bebê, a anemia causa baixo peso ao nascer e ele fica fraquinho.

Para não ter anemia, além de comer alimentos saudáveis, você deve tomar o sulfato ferroso, que é receitado na consulta do pré-natal.

Para evitar gases, azia e má digestão, coma devagar mastigando bem os alimentos.

O carinho que o bebê recebe na barriga da mãe é um sinal da doçura, da suavidade e do amor profundo de Deus!

Olá mamãe! Agora já consigo me mexer, abro e fecho os olhos, mexo as mãos, dou chutes, chupo os dedos, faço caretas. Já conheço a sua voz e a do papai. Gosto quando vocês conversam comigo e sinto quando fazem carinho na barriga da mamãe. 

É comum os pés incharem e aparecerem varizes nas pernas. Isso acontece porque o útero vai crescendo e aperta algumas veias da barriga, dificultando o retorno do
sangue das pernas para o coração. Para diminuir o inchaço, faça caminhadas e evite ficar muito tempo sentada ou deitada. Quando estiver deitada, coloque um apoio embaixo das pernas para deixá-las mais elevadas.

Cuide dos seus dentes! Evite alimentos doces para não ter cáries e problemas na gengiva. Escove os dentes, a língua e a gengiva após cada refeição e passe fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Por causa dos hormônios da gravidez, é comum as gengivas sangrarem. Mesmo que isso aconteça, continue cuidando da limpeza da boca e consulte o dentista da unidade de saúde.

Você pode usar como fio dental uma linha de costura bem grossa, ou tiras bem finas de pacote de leite ou de sacolas plásticas, que devem estar limpas.

Você está aqui:
Você está aqui: