ead topo

Nesta idade o bebê ainda deve estar mamando no peito da mãe, mas caso esteja tomando mamadeira, deve-se evitar acrescentar açúcar, achocolatado, melado de cana, rapadura ou qualquer produto que seja doce. Além de levar a obesidade, estes alimentos podem provocar cárie nas crianças.

Mesmo a criança que toma mamadeira só de leite, principalmente à noite, desenvolve um tipo de cárie chamada cárie de mamadeira. Durante o sono, com a diminuição da quantidade de saliva, os restos de leite que grudam nos dentes fermentam e vão destruindo o esmalte dos dentes da criança.

Talheres, xícaras e copos devem ser de uso exclusivo da criança, pois a cárie pode ser transmitida da boca de uma pessoa para a boca de outra.  

O hábito de soprar a comida para esfriar ou mastigar os alimentos antes de dar para a criança pode levar a bactéria da cárie da boca do adulto para a boca do bebê.  

Sempre limpar a boca do bebê após as refeições e, à noite, antes de dormir.  

A partir dos 6 meses, o bebê começa a receber outros alimentos. É importante  oferecer à criança alimentos variados, para que ela possa:

  • aprender a mastigar;
  • desenvolver o paladar;
  • receber todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver com saúde.  

Para que a criança tenha dentes e gengivas saudáveis, ela deve comer frutas, verduras, legumes, leite, ovos e frutos do mar. 

 É importante que a família não dê à criança alimentos açucarados como balas, bolachas, biscoitos, bolo, pirulitos, rapadura, chocolate, chiclete, achocolatado, refrigerante.  Esses alimentos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da cárie.  

Com o aparecimento do primeiro dente, é preciso continuar a limpeza da boca e escovar os dentes do bebê antes de dormir. O bebê nunca deve dormir de boca suja.  

Você está aqui: