ead topo

 

Algumas vacinas precisam de mais de uma dose para fornecer uma proteção total contra a doença. Por isso é importante que as crianças tomem todas as doses indicadas de vacinas para ficar bem protegidas.

Líder, se algum bebê ou criança estiver com a vacinação atrasada, oriente os pais para que ela seja levada ao serviço de saúde para receber as doses que faltam.

Outras doenças prevenidas por vacinas são:

  • Difteria (ou crupe) - é uma doença respiratória que atinge amídalas, faringe, laringe, nariz.
  • Tétano - é uma infecção causada por bactéria que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro.
  • Coqueluche - é uma doença causada por uma bactéria que provoca tosse e pode dificultar a respiração.
  • Meningite - é a inflamação das membranas que revestem o cérebro. Os sintomas podem ser: febre alta, dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, dificuldade de concentração, convulsões.
  • Infecções - são causadas pela bactéria Haemophilus influenzae (tipo B), como alguns tipos de meningites, sinusite, entre outras. Atingem principalmente crianças até cinco anos e, geralmente, começam no nariz e na garganta e podem se espalhar para outras partes do corpo.
  • Rotavírus - é uma das principais causas de diarreia grave em crianças até cinco anos de idade, que pode levar a morte.
  • Febre amarela - é transmitida pela picada de mosquitos e causa febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, pele e os olhos ficam amarelados. 

 

Reações às vacinas: a resposta do corpo, saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=5dijNX4HYz4

 

Nas campanhas de vacinação são dadas doses extras de vacinas. Oriente as famílias a participar. 

 

No AppVisita Domiciliar e Nutrição


Na pergunta da vacina, marque [S] Sim se a criança está com a vacina completa para a sua idade. e se uma ou mais vacinas estiverem atrasadas marque [N] Não.

Na Caderneta de Saúde, quando a dose da vacina foi aplicada, a anotação é feita com caneta. E as anotações em lápis são as datas das próximas vacinas. 

Existem idades em que não há vacina a ser tomada pelas crianças. São elas:1º, 7º, 8º, 10º, 11º, 13ª,14º meses de vida. 
De 1 ano e 4 meses até 3 anos e 11 meses.
De 4 anos e um mês até 4 anos e 11 meses.

Se a criança tomou todas as vacinas anteriores, nesses meses, o AppVisita não fará a pergunta "A criança está com a vacina completa para sua idade?".

Você está aqui: