Muitos são os desafios no desenvolvimento integral das crianças. É preciso garantir políticas públicas de qualidade para favorecer o desenvolvimento harmonioso, sadio e digno de todas as crianças. Mas também, é necessário celebrarmos o que já fazemos em nossas comunidades. Esse momento pode acontecer durante a Celebração da Vida, que é um testemunho vivo de fé. A realização desse dia é a prova concreta da união da comunidade e também pode ser usado para estimular a busca pelos direitos e pela cidadania. As ações abaixo podem ajudar a identificar alguns motivos de união e celebração:

  • A família compartilha a chegada do bebê com os vizinhos e com alegria celebram o dom da vida?
  • Os líderes e as famílias celebram as conquistas das crianças e se reúnem para que elas possam brincar umas com as outras, seja no faz-de-conta, seja nos jogos de correr, esconder, de amarelinhas, jogos de dominó ou da memória, entre outros?
  • Celebrar a nossa missão também é muito bom e importante. Os voluntários podem se reunir para trocar informações, conversar e sentir a alegria de servir, de saber escutar, de apoiar as pessoas em suas necessidades, de praticar a humildade e o respeito ao outro.
  • A comunidade, de forma unida e organizada, se mobiliza para encontrar espaços livres para suas crianças brincarem com segurança, promove a Rua do Brincar?

Com esse trabalho, a Pastoral da Criança está ajudando as famílias a lutar por acesso a direitos sociais básicos, tal como está na Constituição Brasileira, no Capítulo II dos direitos sociais, Artigo 6º: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".


Líder, fique atento à algumas ações que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças:

  • Conversar com as famílias e alertar as gestantes sobre os cuidados nos primeiros 1000 dias, que podem afetar a saúde durante toda a vida.
  • Dedicar tempo para estimular e apoiar as gestantes para que amamentem seus filhos. Sabemos que crianças amamentadas têm melhor desenvolvimento intelectual e desempenho escolar.
  • Orientar as famílias no momento da escolha da creche dos filhos. O ambiente precisa ser seguro, limpo, adequado à idade, com espaços para repouso, alimentação saudável, cuidados com higiene, materiais variados para brincar e muitas oportunidades de brincadeiras livres.
  • O uso das novas tecnologias pelas crianças precisa de atenção e cuidado. Os pais precisam ficar atentos para que elas também tenham tempo para brincar, pular, correr, saltar e movimentar-se.

Você está aqui: