A criatividade dos líderes ajuda a garantir o desenvolvimento integral das crianças. Como é bom celebrar as conquistas da Comunidade, não é mesmo?

Pequenas ações ajudam a garantir o desenvolvimento integral da criança:

  •  A chegada do bebê na família e na comunidade é sempre uma festa. É preciso incentivar as famílias a registrarem seus filhos logo que nascem. A falta do registro de nascimento é uma violação a um direito fundamental de todas as pessoas: o direito a um nome. Além disso, não ter certidão de nascimento dificulta que a criança tenha acesso aos serviços sociais básicos.

  • Na visita domiciliar os líderes devem ficar atentos e observar como o bebê pode aprender e se desenvolver. Ao conversar com as famílias, é preciso lembrar que os pais têm a responsabilidade de aceitar com amor a tarefa de cuidar e educar seu filho. Esse também é o momento para falar com os pais ou responsáveis sobre oportunidades e conquistas e seus indicadores.

Quando falamos em desenvolvimento, estamos falando de mudanças que são possibilitadas por cuidados, atenção, relações e atividades que são oferecidas desde a concepção da criança e continuam por toda a vida da pessoa. É por meio de um ambiente favorável que a criança encontra as condições e oportunidades para se desenvolver. Os adultos, na família e na comunidade, são responsáveis por criar e promover ambientes saudáveis para as crianças.



IMPORTANTE

  • Cada criança tem um jeito próprio de responder as condições e oportunidades que recebe.

  • As oportunidades permitem que as crianças realizem conquistas, aprendam novas habilidades e se desenvolvam.

  • É preciso oferecer oportunidades para que as crianças possam escolher suas brincadeiras.

  • Brincando com outras crianças elas desenvolvem a imaginação, interagem umas com as outras e elevam a sua autoestima.

  • A criança precisa superar os medos, enfrentar desafios e construir autonomia.

  • Sempre é possível recuperar alguma falha na oferta de oportunidades. Será preciso mais esforço da família e da comunidade para que cada criança e adulto conquiste o que merece.

Você está aqui: