O bebê mostra que conhece as pessoas que estão sempre com ele?

O bebê de quatro a cinco meses começa a perceber que tem um nome e demonstra isso quando olha para quem o chama. Ele já está conhecendo melhor as outras pessoas da família e gosta muito de ficar junto delas. Sorri, agita os bracinhos, sacode o corpo para as pessoas. Gosta de segurar a mão delas e tocar seus rostos. A convivência com avós, tios e irmãos mais velhos também ajuda no desenvolvimento do bebê.

Perto de pessoas estranhas, o bebê pode ficar tímido, desconfiado e até chorar. Isso mostra que ele já percebe quem ele não conhece ou as pessoas que não estão sempre com ele.

O bebê reage à separação da mãe e, geralmente, chora quando fica sozinho. Os pais e as pessoas da família podem descobrir maneiras de realizar seus afazeres em casa deixando, sempre que possível, o bebê perto.


Quando alguém faz barulho atrás do bebê, ele vira a cabeça à procura do barulho?

Os pais e as pessoas da família podem criar várias oportunidades para o bebê ouvir e identificar sons. E fazem isso quando prestam atenção e repetem os sons que o bebê faz, quando colocam perto dele coisas que têm sons diferentes. O bebê pega, brinca de sacudir, bate uma coisa na outra e ouve o barulho.

O bebê já tem outras maneiras de se comunicar. Antes, só fazia sons com sua garganta; agora, ele começa a fazer também sons com seus lábios. Dá gritinhos, faz “m, m, mã, mã”; “p, p, pa, pa”. Gosta de ficar repetindo e ouvindo a própria voz. Quando o bebê age assim, demonstra que está empenhado em aprender a falar. Se as pessoas da família repetem os sons que ele faz, estão ajudando o bebê a aprender a falar.

Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai. Jo 8,38

Os pais animam o bebê a tentar pegar as coisas que colocam perto dele? 

Nessa idade, o bebê pode começar a se interessar pelos objetos. Mas, para que isso aconteça, ele precisa da ajuda das pessoas. É preciso que elas coloquem perto dele objetos variados, animando o bebê a prestar atenção neles.

Fazendo assim, as pessoas também ajudam o bebê a coordenar seus movimentos com seus sentidos, como como ver, ouvir e sentir. Ele olha, coloca na boca, morde, lambe, sacode. Com isso, o bebê sente como as coisas são: duras, moles, leves, pesadas, ásperas, lisas.


Quando alguém coloca o bebê sentado, com apoio, ele consegue ficar nessa posição?

O bebê precisa ser colocado sentado, com apoio, para não cair para frente ou para os lados. Assim ele vai aprendendo a se sentar sozinho. Essa nova posição ajuda o bebê a ver e pegar mais coisas e a se preparar para ficar em pé.

Nessa idade é preciso colocar o bebê no chão, cuidando para que este esteja limpo, para que a criança possa se movimentar mais. Assim ele pode aprender a se virar e rolar para os dois lados sem perigo de cair.


 
Acidentes domésticos
 
 

O bebê não pode ser deixado sozinho em lugares de onde possa rolar e cair. É preciso cuidar também para não deixar perto dele coisas perigosas, como sacos plásticos, pois ele pode se engasgar e sufocar.

 

Você está aqui:
Você está aqui: