Laços de Amor é um conjunto de cartelas feitas para a gestante. Seu objetivo é melhorar o envolvimento da gestante e da família com a gravidez, mostrar as necessidades da gestante, do seu bebê e incentivar que ela faça o acompanhamento pré-natal.

 

 

Essas cartelas são numeradas e devem ser compartilhadas e lidas com as gestantes todos os meses, nas visitas domiciliares, conforme orientações abaixo: 

O ideal é acompanhar a gestante desde o primeiro mês de gestação. Nesse mês devem ser compartilhadas as cartelas 1A e 1B para ler e conversar com a gestante e, sempre que possível, com o pai do bebê. 

Caso o acompanhamento da gestante comece depois do primeiro mês de gestação, há necessidade de usar mais de duas cartelas na visita. 

Se a primeira visita acontecer no: 

  • 2º mês: use as cartelas 1A, 1B e 2; 
  • 3º mês: use as cartelas 1A, 1B, 2 e 3A e 3B; 
  • 4º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 4 e, em seguida, sobre as cartelas 2 e 3A e 3B; 
  • 5º mês: na primeira visita, leia e converse sobre as cartelas 1A, 4, 2, 3A e 3B; na segunda visita, cartelas 5 e 6; 
  • 6º mês: faça na mesma ordem sugerida para o 5o mês. Na terceira visita, use as cartelas 7A e 8; 
  • 7º mês: leia e converse primeiro sobre as cartelas 1A e 7A e 7B e, em seguida, sobre as cartelas 3A, 3B e 5. Na 2a visita leia as cartelas 6 e 8; 
  • 8º mês: na primeira visita, use as cartelas 1A, 7A, 7B, 3A, 3B e 5; na segunda visita, as cartelas 8 e 9; 
  • 9º mês: leia e converse sobre as cartelas 1A, 7A, 7B, 8 e 9 na primeira visita. 

Importante: a partir do 4o mês de gestação, nem todas as cartelas serão usadas durante a visita. Mesmo assim, estas cartelas devem ser compartilhadas para que a gestante possa ler mais tarde e guardar como lembrança. 

Quando o bebê nascer, use as cartelas 10A, 10B e 11. Na visita seguinte, ainda no primeiro mês de vida, use as cartelas 12 e 13. Continue visitando mensalmente e quando o bebê completar três meses, compartilhe a cartela 14. Quando ele completar cinco meses, compartilhe a cartela 15A e 15B.

 

As cartelas Laços de Amor são uma grande ajuda para o líder dar orientações práticas sobre como a gestante pode se cuidar melhor e criar uma ligação mais forte com o bebê que está para nascer. Você pode encontrá-las no conteúdo complementar desta etapa.

Se a gestante se mudar para outra comunidade, compartilhe todas as cartelas do Laços de Amor, para que ela possa continuar lendo e se cuidando e tenha uma lembrança sua e da Pastoral da Criança.



Em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro:
A paz esteja nesta casa!
Lc 10, 5

Você está aqui:
Você está aqui: