O adubo natural é sempre uma boa alternativa para se ter disponível para usar nos canteiros, vasos ou mesmo no momento em que o cultivo está sendo realizado. O uso de produtos orgânicos para formação deste adubo não tem custo e é muito adequado para a produção de alimentos caseiros, pois não apresenta o perigo de produtos químicos e tóxicos. 

Podemos ter um adubo natural feito com sobras da própria casa, como cascas de frutas, restos de verduras ou de algum alimento que não pode ser consumido. 

Preparo do adubo natural 

O adubo orgânico pode ser feito com os seguintes materiais: restos da cozinha (casca de ovos, cascas de frutas, borra de café, erva de chimarrão), folhas em geral (grama, restos de culturas, folhas de hortaliças, mato capinado, cinzas) e outros. Enfim, tudo o que for de origem vegetal é sempre adequado. Quanto mais picados estiverem os materiais, melhor. 

O esterco animal (galinha, vaca, porco, cavalo, coelho, codorna ou ovelha) pode enriquecer esse adubo. 

Modo de preparo 

  1. Fazer um pequeno buraco no chão (por exemplo 50cm de profundidade e 50cm de largura em cada lado), de preferência dentro da horta, em local com sombra.

  2. Colocar os restos orgânicos do dia-a-dia, cobrindo cada camada com fina porção de terra ou de palha para evitar o sol direto, ratos, moscas, aranhas, etc. Se tiver esterco é bom misturar um pouco (acelera a fermentação e enriquece o adubo).
  3. Jogar água de forma a manter essa mistura umedecida. Não pode ficar encharcada nem seca.

  4. Verificar se a mistura está curtida. Para isto, colocar uma vara de metal (cano, ferro de construção) até o fundo do buraco e deixar por 10 minutos. Retirar o metal e observar se está quente ou frio. Se o metal estiver frio, o adubo natural pode ser usado; se o metal estiver quente, é sinal que o adubo não está pronto. Neste caso, deve-se mexer a mistura para arejar e colocar mais água. Aguardar alguns dias e testar a temperatura novamente. Esse processo pode levar de 90 a 120 dias.

  5. Mexer, toda semana, para arejar (ventilar), acelera o processo.

Você está aqui: