Estamos falando de alimentação saudável e portanto, devemos incentivar o cultivo de hortas ecológicas (ou orgânicas ou agroecológicas). Nas hortas ecológicas devem ser utilizados adubos naturais, como aquele feito na composteira, e métodos de controle de pragas naturais. Nunca devemos utilizar adubos químicos e nem agrotóxicos.

As hortaliças podem ser divididas em dois grupos: as que podem ser plantadas no local definitivo e as que exigem transplante.

Hortaliças que precisam ser transplantadas deverão ser semeadas primeiro em uma sementeira para depois serem transplantadas para o canteiro definitivo. 

O cultivo também pode ser realizado em locais alternativos. Uma caixa de leite, por exemplo, pode servir como recipiente para o cultivo de uma planta, como couve ou brócolis ou várias cenouras. Podem também ser usadas embalagens como latas, potes e vasos. 

Se existir pouco espaço no quintal, estes recipientes podem ser colocados na janela, ou em qualquer lugar onde as plantas recebam luz. É sempre importante lembrar que as plantinhas só precisam de um pouco de solo adubado, água e luz do sol para crescer e produzir. Se pensarmos bem, é sempre possível usar a criatividade e a boa vontade. Para produzir alguns alimentos em casa não precisamos ser fazendeiros nem morar no campo. Precisamos lutar pelo alimento de cada dia, pois a natureza está sempre a nosso dispor.

Importante limpar o local, livrando-o de pedras, cascalho, entulhos e de qualquer tipo de lixo. Caso exista a entrada de animais, deve-se cercar a área ou fazer um canteiro suspenso.

Você está aqui: