Dicas básicas para fazer qualquer tipo de jogo: Desenhar ou recortar de revistas, jornais, anúncios, fotos ou desenhos diversos que tenham relação com a vida da criança como animais, carros, pessoas, brinquedos, móveis, objetos variados, coisas da natureza para servir de motivo para os jogos e montá-los. Aproveitar papelão ou cartolina de caixas usadas para colar as ilustrações dos jogos. Para durarem mais:

  •  fazer uma mistura com cola branca e água e passar por cima das peças dos jogos umas três vezes, deixando secar bem entre uma passada e outra da mistura,
  • podem também ser cobertos com contact.

Os jogos devem ser guardados em caixas ou saquinhos e dados, quando solicitados, a pequenos grupos de crianças maiores, que possam cuidar para que as peças não se percam.

  • Bingo

Como fazer: recortar 10 cartelas de cartolina de aproximadamente 20cm x 16cm e 20 fichas de 8cm x 8cm. Pedrinhas, sementes ou chapinhas.

Dividir a cartela em quatro partes onde se colam quatro figuras diferentes. Para cada figura da cartela você deve fazer uma ficha igual. Em cartelas diferentes pode aparecer a mesma figura, mas nas fichas a figura pode aparecer uma vez. Por exemplo: a figura de uma bola pode aparecer em várias cartelas, mas vai ter uma ficha com a figura da bola.

Como jogar: distribuir uma cartela para cada criança ou para uma dupla de crianças. Colocar as fichas num saquinho. À medida que o brincador tirar uma ficha e mostrar às crianças, elas vão marcar na sua cartela com uma pedrinha. A criança que completar a cartela, isto é, conseguir ter todas suas figuras sorteadas, gritará - Bingo! O jogo pode parar e recomeçar ou pode continuar até todas as crianças completarem suas cartelas.

Observação: se o brincador conseguir muitas figuras diferentes, pode colocar figuras diferentes em cada cartela e ter também uma ficha com cada figura. Quando for sorteada a figura, a criança que tem a figura na cartela, coloca a ficha em cima da figura. Assim fica mais fácil para jogar com crianças menores ou com as que não estão acostumadas ainda a brincar com este jogo.

  • Dominó diferente

Como fazer: o dominó é composto de 28 peças onde são colocados sete tipos de figuras que se repetem oito vezes. Para confeccioná-lo podem ser usados pedaços de cartolina, papelão ou pedaços de madeira, de aproximadamente 4cm x 8cm, divididos ao meio, onde se colam ou desenham as figuras, uma de cada lado.

Como jogar: O número de jogadores pode ser variado, mas não ultrapassando sete crianças para que cada uma receba, no mínimo, quatro peças. Combinar antes qual criança vai ser escolhida para iniciar o jogo. A criança escolhida começa colocando sua peça na mesa ou no chão. A criança que tiver uma peça com uma das figuras igual a que foi colocada na mesa coloca a sua junto da outra. O jogo segue com as crianças colocando as peças iguais junto (como está no desenho). Quem terminar primeiro suas peças ganha a brincadeira ou o jogo continua até todas as crianças terem colocado suas peças.

  • Memória

Como fazer: colar em pedaços de aproximadamente 4cm x 4cm de cartolina ou papelão os desenhos ou fotos, aos pares, que formarão as peças do jogo. Um número bom seria uns 15 a 20 pares de figuras.

Como jogar: virar as peças de cabeça para baixo. Cada jogador vira para cima duas peças, se formarem um par ele guarda com ele e continua a jogar. Quando tirar peças com desenhos diferentes, ele as vira de cabeça para baixo novamente e passa a vez a outro. Ganha quem conseguir ficar com mais pares.

  • Quebra-cabeça

Como fazer: colar em pedaço de cartolina ou papelão uma figura ou foto, de preferência colorida, que desperte o interesse da criança. Tomar o cuidado de passar cola em toda a parte de trás da figura. Deixar secar bem e depois recortar cada quebra-cabeça com as formas diferentes.

Como temos crianças de todas as idades, crianças que podem não ter tido a oportunidade de brincar com esse tipo de jogo, é bom recortar os quebra-cabeças com números de partes variadas (de 2 a umas 10 partes) e também com recortes diferentes.

Para as crianças menores ou as que não estão acostumadas a brincar com esse tipo de jogo, conseguir duas figuras iguais e colar uma inteira numa cartolina e recortar a outra em pedaços. Ver como é a figura facilita que elas montem o quebra-cabeça, fiquem contentes por ter conseguido e se animem a montar outros mais difíceis.

Como jogar: organizar um local onde os quebra-cabeças fiquem em caixas ou sacos, de preferência de plástico transparente para as crianças verem como são. Uma criança ou grupo de crianças tenta montar o quebra-cabeça. O brincador pode ajudar, se a criança pedir, ou pode ele mesmo montar um deles para elas se interessarem pelo jogo.

 

Você está aqui: