•  De cabaça

Material: cabaça de pescoço, papéis coloridos, lápis de cor, canetas hidrocor, cola, lã ou palha de milho para cabelos, pedaços de pano

Como fazer: cortar a ponta da cabaça e retirar todas as sementes. Criar um rosto na cabaça. Fazer uma luva como mostra a figura. Se quiser, pode criar uma roupa na luva amarrar a roupa no pescoço da cabaça.

  • De caixa

Material: caixa de papel, lápis ou caneta de cor, pedaços de pano ou papéis coloridos.

Como fazer: marcar o meio de uma caixa, de mais ou menos 15 cm de altura, recortando apenas os lados. Dobrar ao meio, virando a caixa ao contrário. Cobrir e enfeitar a caixa.

  • De feltro ou espuma

Material: espuma fina, feltro colorido ou pano bem grosso, lã.

Como fazer: cortar dois pedaços de espuma (feltro ou pano) no formato da mão, mas sem dedos, de modo que fique folgada para permitir manipulação.

Num dos pedaços, cortar acima do meio, de lado a lado, para fazer a boca; depois cortar o feltro vermelho ou rosa na forma arredondada e costurar nos pedaços cortados formando assim o interior da boca. No centro acima da boca costurar o nariz e fazer os olhos. Costurar então os dois pedaços de espuma e colocar o cabelo.

  • De lenço ou pano

 Material: lenço ou pano quadrados,lápis de cor, papéis coloridos.

Como fazer: amarrar uma ponta, desenhar ou colar as feições e colocar na mão como mostra o desenho.

  • De luva de pano

 Material: pedaço de pano de cor lisa, caneta hidrocor ou de pintar fazenda, pedaços de cartolina, lã.

Como fazer: fazer um molde do tamanho da mão como mostra a figura. Desenhar o rosto ou cara do bichinho, colocar cabelo ou orelhas.

  • De rolo de papel higiênico

Material: rolos de papel higiênico, cartolina, papéis, canetas e lápis de cor, varetas

Como fazer: desenhar e “vestir” o rolo como mostra o desenho e prender na vareta.

Material: rolos de papel higiênico, de papel toalha e outros; cartolina, papéis; canetas e lápis de cor; pedaços de lã, de

Como fazer: pode-se fazer a “família canudo” de diferentes raças (brancos, índigenas, negros) desenhando-se nos rolos de tamanhos variados o rosto de adultos (pai, mãe, avós e outros) e de crianças. Os rolos podem ser usados na cor natural ou revestidos com papel colorido. Com lã, palha ou papel são feitos os cabelos. Para mexer os fantoches, enfiam-se dois a três dedos dentro deles, fazendo com que se movimentem.

  • De saco de papel

Material: sacos de papel, canetas e lápis de cor, pedaços de papel coloridos, cola.

Como fazer: desenhar ou colar motivos para fazer o rosto de pessoas ou cara de bichinhos. Usar enfiando a mão, como mostram os desenhos.

Variação: no fundo do saco desenhar a cara do boneco até o lábio superior, fazer uma dobra para formar a boca. Colocar a mão dentro do fantoche de modo a fazer o movimento da boca.

  • De vareta

 Material: varetas de madeira, pedaços de cartolina ou papelão, sobras de plástico grosso para fazer o rosto de pessoas, caras de bichinhos, meios de Estes fantoches podem ser feitos também com figuras recortadas de revistas.

Como fazer: desenhar as figuras diretamente na cartolina ou plástico, ou recortar de revistas e colar na cartolina. Depois prender bem na vareta ou pedaço de pau.

Material: aproveitar cabeças de bonecos e bonecas, pedaços de pano,

Como fazer: prender a cabeça na vareta e vestir o boneco(a).

  • Para pôr nos dedos

 Material: cartolina ou papelão, canetas e lápis de cor, pedaços de papel coloridos, cola, figuras

Como fazer: desenhar ou colar na cartolina cortada como mostra o desenho uma figura e usar nos dedos indicador e médio.

Material: caixa de fósforos, de chicletes ou de caldo de carne; lápis ou canetas de cor; cola; pedaços de papel, pano, lã.

Como fazer: pegar a parte de fora da caixa de fósforos ou tirar as abas de um dos lados das caixinhas. Colar um papel ou pano em volta das caixinhas. Pintar as carinhas e fazer cabelos ou orelhas.

Observação: Este fantoche pode ser feito em tamanho maior, utilizando uma caixa de sabão em pó, por exemplo, e ser usado com a mão dentro para movimentar.

Material: pedaços de feltro ou de pano colorido, canetas de cor, cola, linha ou lã.

Como fazer: desenhar e recortar do feltro ou do pano as partes do desenho, costurar ou colar para formar o personagem, desenhar ou bordar o rosto.

Sugestão de palcos para o teatro de fantoches

Caixa sobre a mesa

Folha inteira de jornal presa em barbante

Janela como palco

No pátio entre duas árvores

Num canto da sala


Você está aqui: