O que sentimos ao ouvir histórias? O que elas despertaram em nós? O que despertam nas crianças? Como é importante na formação de uma criança ouvir muitas histórias! Escutar histórias é um momento mágico, de encanto, é também um incentivo para a criança aprender a ler. Histórias contadas pela mãe, pelo pai, pelos avós, de noite na beira da cama, num dia de chuva, embaixo de uma árvore, numa rede gostosa. Histórias contadas para várias crianças numa roda. Contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, histórias de livros, casos da comunidade. Quantas maneiras de contar ou ler histórias para as crianças para vê-las rir, perguntar, se assustar e acalmar, dramatizar, repetir, inventar...

Ouvir e contar histórias é estimular a imaginação, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é descobrir outros lugares, outros tempos. Ouvindo histórias as crianças participam dos problemas e dificuldades dos personagens e vêem que eles podem ou não ser resolvidos. Podem sentir emoções importantes como tristeza, raiva, alegria, medo, insegurança e tantas outras mais, e assim vão se conhecendo melhor, aprendendo a lidar com limites, encontrando ideias, soluções para problemas, vendo como vencer desafios.

Ouvir e ler histórias é, também, desenvolver o espírito crítico das crianças, é permitir que elas pensem, duvidem, perguntem, critiquem o que foi lido ou contado, tenham suas próprias ideias, formem sua opinião.

Uma boa história deve encantar, prender a atenção, falar de coisas e casos interessantes que tenham relação com a vida e nível de compreensão das crianças e também trazer novidades para despertar a curiosidade, incentivar a imaginação. Não devemos ter a preocupação de contar histórias com o objetivo de transmitir conhecimentos ou dar lições de moral. Queremos que as crianças ouçam histórias, vejam livros pelo prazer que isso lhes traz, para que possam tomar gosto pela leitura.

Como vivemos numa sociedade na qual as pessoas se comunicam muito através de coisas escritas, a criança precisa estar em contato com letras e números desde pequena para se interessar e querer aprender a ler. Por isso estimulamos a que se consigam livros para as crianças. Apesar de podermos contar histórias sem os livros, eles são importantes, pois estimulam o gosto pela leitura e também o interesse pelos desenhos e ilustrações.

Você está aqui: