Desde sua fundação, a Pastoral da Criança já prepara seus líderes para atuar na prevenção da desnutrição e da obesidade infantil. Atualmente, com a ação do Acompanhamento Nutricional, é possível, de maneira mais precisa, determinar o estado nutricional das crianças, através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona peso, altura e idade. A partir deste diagnóstico, os voluntários podem intensificar as orientações aos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para unidade básica de saúde, quando necessário.

Como é feito?
A equipe da Pastoral da Criança em cada paróquia/comunidade fica responsável por avaliar o estado nutricional das crianças.
Os voluntários são capacitados para:
* pesar as crianças, usando balança aprovada pelo INMETRO, devidamente regulada, e retirando o máximo possível de roupa dos bebês e crianças de forma que o peso apontado pela balança seja o valor real;
* medir a altura das crianças, usando um aparelho chamado estadiômetro, cuidando para medi-las deitadas até os dois anos de idade e em pé após os dois anos;
* informatizar os dados. Para isto, a equipe conta com o voluntário da informática. O aplicativo visita domiciliar e nutrição faz os cálculos e mostra o estado nutricional da criança e a e-cartela de orientação que deve ser compartilhada com a mãe ou responsável pela criança.

Como organizar a capacitação do Acompanhamento Nutricional

Carga horária: ideal 15h e mínima 12h30.
Etapas: A capacitação está dividida em 5 etapas.
Número de participantes: máximo 15.
Local: Escolher um local onde tenha internet sem fio (Wi-fi) para a utilização do App Visita Domiciliar e Nutrição.

Formação de Equipe de Paróquia ou Comunidade

A equipe é responsável em realizar as medições de peso e altura das crianças.
Portanto, para formar essa equipe, são necessárias: 2 pessoas para fazer a medição da altura, 2 para fazer a pesagem e um líder para incluir os dados no App visita domiciliar e nutrição. Caso nenhum líder queira usar o App Visita ou tenha celular compatível, verificar se alguma pessoa da comunidade pode ser o voluntário de informática. Em último caso, trazer um voluntário de informática de fora da comunidade.
O número total de membros na equipe é de 5 pessoas. Quando já existir líderes que realizam o peso nas comunidades, a equipe pode contar com 3 pessoas

Para a Equipe de Comunidade

O estadiômetro será compartilhado entre as 5 equipes de comunidades.

Para a Equipe de Paróquia

Com poucas comunidades: se possuir apenas 1 ou 2 comunidades, precisará juntar-se a outra paróquia próximo que também possui poucas comunidades, assim, compartilharão o estadiômetro. Exemplo: Paróquia A possui 2 comunidades, o Paróquia B possui 2 comunidades. Estes 2 utilizarão o mesmo estadiômetro. Neste caso, poderá ser formada uma equipe ou duas, uma para cada paróquia.

Com mais comunidades: se possui mais comunidades, precisará formar mais equipes. Por exemplo: com 15 comunidades, precisará de 3 equipes.

Observação: O ideal é que cada equipe de paróquia acompanhe até 5 comunidades 

Você está aqui: