Durante o desenvolvimento infantil a criança passa por situações de estresse, como tomar vacina ou o início da vida escolar. É necessário que a criança aprenda a lidar com o estresse, mas para isso é preciso de um adulto acolhedor por perto para garantir o suporte, pois do contrário ela pode ter problemas emocionais no futuro.

O estresse é considerado tóxico quando uma criança vivencia uma dificuldade forte, frequente e prolongada, sem apoio adequado de um adulto que o acolha, tranquilize e dê muito carinho e amor.

Entre os exemplos de estresse estão negligência, abuso físico ou emocional, exposição à violência, vício em drogas, problemas mentais ou pobreza extrema. Estas situações podem gerar repercussões por toda a vida da criança.

As crianças que enfrentam situações como essas têm maiores chances de apresentar atrasos no desenvolvimento e problemas de saúde, como problemas no coração, diabetes, abusos de drogas e depressão, além de dificuldade de adaptação.

Assista o vídeo abaixo sobre estresse tóxico da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 


O vídeo 'As experiências moldam a arquitetura do cérebro' foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.
Atenção: Para visualizar este vídeo você precisa estar conectado à internet. Caso tenha pacote de dados, estes serão usados para reproduzir este vídeo.

Você está aqui: