Missão do Coordenador da Pastoral da Criança

Este material é destinado à capacitação dos coordenadores e equipe, tem como objetivo apresentar algumas orientações e informações que ajudarão na sua missão, procurando a partir do método a ser trabalhado, ver como estão as crianças e as gestantes em cada paróquia; julgar com o olhar da fé, se têm efetivamente uma vida em abundância, conforme pede o Evangelho. A partir daí, agir, saindo em missão para ir ao encontro das crianças e gestantes que mais precisam. Apresentamos também como avaliar os resultados, para que a missão de coordenador, seja uma ação a serviço de salvar vidas. Por último, vamos celebrar o fruto da capacitação, enviando cada pessoa para missão de coordenador como discípulo missionário “para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”. Segue o que será trabalhado em cada momento desta capacitação:

Ver

Como estão as crianças pobres que vivem na minha diocese/paróquia?
Nesta etapa, você encontra a descrição dos indicadores no Sistema de Informação que ajudam a ver como estão as crianças da sua diocese/paróquia, com destaque para os relatórios de Metas e Coberturas, uso do AppVisita ou FABS digitadas, Estágio de Evolução das Comunidades, que nos apresentam a situação das crianças pobres acompanhadas pela Pastoral da Criança.

Julgar

As crianças pobres de minha diocese/paróquia têm vida em abundância?
Nesta etapa, você encontra reflexões bíblicas e documentos da Igreja, como o Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019-2023), além da organização da Pastoral da Criança, sua estrutura; atribuições das coordenações nos diferentes níveis (estado, diocese, área, paróquia e comunidade); recursos necessários para a missão e como utilizá-los. São instrumentos que ajudarão a iluminar o que foi visto e preparar o coordenador para as ações as serem desenvolvidas.

Agir

Nesta etapa, você encontrará informações referente a prioridade de qualquer membro de coordenação da Pastoral da Criança, que é proporcionar aos líderes boas condições de trabalho/missão. Para tanto, são apresentadas dicas de como orientar os coordenadores a organizar a capacitação desses líderes e como acompanhar o desenvolvimento de suas ações nas comunidades.

Avaliar

Nesta etapa, você conhecerá mais sobre como avaliar sua ação como coordenador e seus resultados, tendo como importante instrumento o Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Com as informações sobre a criança e a gestante vindo das comunidades o sistema gera relatórios que o coordenador diocesano/paroquial utilizará para avaliar a missão. São apresentadas formas de como analisar os indicadores apresentados nesses relatórios.
 

Celebrar

Após a capacitação, é importante um momento de envio. Neste capítulo, é apresentada uma proposta de celebração de envio dos coordenadores como discípulos missionários enviados pelo próprio Cristo para a sua missão.

Você está aqui:
Você está aqui: