O que desenvolve

O bebê cresce e se desenvolve sempre que recebe atenção, carinho e cuidado. Aquela cantiga de ninar que você canta, as caretas e os sorrisos feitos para o bebê tem um papel importante no desenvolvimento integral de suas habilidades.  

O que o bebê mais gosta e precisa é de ficar com a mãe ou com quem cuida sempre dele, pela ligação de confiança que se estabelece entre eles. Se o pai fica com o bebê esta ligação também se estabelecerá. Cada bebê tem um jeito próprio de se comunicar, de observar e de brincar com os objetos.

Foto: Polina Tankilevitch/pexels

Tipo de brincadeira

  • Coloque o bebê sentado no colo ou no chão e mova um brinquedo  diante do rosto, assim ele aprende o movimento de acompanhar com o olhar.
  • Ofereça ao bebê brinquedos que ele possa pegar, morder e apertar.
  • Brincar com chocalhos, e deixar cair no chão para ver o barulho e o que acontece.
  • Brinque de jogar a bolinha no chão e ver o que acontece. Enquanto isso converse com o bebê  “A bola rolou no chão”. A bola está pulando”
  • Ofereça brinquedos de encaixar, latinhas ou caixas para empilhar e depois derrubar.
  • Brincar com potes coloridos e estimular para fazer barulho.

Na faixa etária de 2 a 3 meses, o bebê gosta de ser tocado e acariciado pelos pais. E tudo que ele pega, leva para a boca, assim vai investigando a textura dos objetos e descobre se é mole, se é duro, se é macio. Por isso devemos estimular muitas oportunidades para o bebê olhar, cheirar, pegar, ouvir, apertar, os brinquedos, os mordedores e os objetos de sons variados.

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

  

 

Você está aqui:
Você está aqui: