A saúde da boca depende de uma boa alimentação e da limpeza dos dentes. Os pais precisam cuidar da limpeza da boca da criança, fazendo a escovação dos dentes após as refeições, depois de comer alimentos açucarados e antes de dormir.

A criança precisa ser ensinada a escovar os dentes da seguinte maneira:

  • escovando (varrendo) de cima para baixo os dentes superiores e de baixo para cima os inferiores — esse movimento deve ser feito tanto na parte de dentro, próxima à língua, como na parte que fica junto da bochecha;
  • limpando a parte plana dos dentes com movimento de vaivém, em especial os dentes de trás;
  • escovando bem a língua e as gengivas.

O cuidado diário com a limpeza dos dentes evita o aparecimento de cáries, que causam dor e infecção, prejudicando a saúde e a vida normal da criança.

Agora a criança já sabe cuidar melhor de sua higiene, mas o acompanhamento dos pais sempre é muito importante. As unhas também merecem atenção. Precisam ser mantidas curtas e limpas, pois se ficarem sujas podem carregar germes quando a criança se coça.

Nessa idade, a criança já sabe se lavar e se vestir sozinha. Ela aprende hábitos de higiene quando a família mantém a casa limpa, estimula a criança a fazer sua própria higiene, verifica e elogia quando ela faz isso.

As crianças gostam de animais de estimação. O contato com eles pode ser uma das formas de aprenderem a ter obrigações, cuidando do seu animalzinho. Mas é necessário tomar alguns cuidados com a higiene do animal e não deixá-lo dormir junto com a criança. Os animais de estimação também podem trazer doenças.

Você está aqui: