ead topo

Os cuidados com a higiene precisam ser ensinados com paciência para a criança. O exemplo dos pais ao repetir o ato de lavar as mãos todos os dias com os filhos contribui para criar esse hábito, e toda a família fica mais saudável.

Mesmo quando parecem limpas, as mãos podem estar contaminadas por germes. Essa contaminação, além de ser transmitida pelo toque entre as pessoas ou no contato com objetos contaminados, costuma provocar diarreias, vômitos e doenças como gripes, resfriados, hepatites e alguns tipos de meningite.

Para as mãos ficarem realmente limpas elas precisam ser bem lavadas com água e sabão, sempre após usar o banheiro, antes das refeições ou ao chegar em casa. Com higiene evitamos transmitir doenças e demostramos respeito pelo próximo.

Saúde da boca 

Nessa idade, a maioria das crianças já tem todos os dentes de leite.Agora a criança já pode escovar seus dentes, mas sempre com a ajuda de um adulto. Pode usar creme dental, mas em pouca quantidade, pois até os três anos de idade não consegue cuspir todo o creme. O excesso de creme dental, quando engolido, pode causar problemas nos dentes permanentes que ainda vão nascer.

 
Acidentes domésticos
 
 

Guarde bem o creme dental, pois há crianças que comem todo o creme do tubo de uma só vez.

Durante o dia, a criança já controla o xixi e o cocô, mas ainda pode fazer xixi na cama à noite. Por isso é bom sempre levar a criança para fazer xixi antes de ir dormir.

 

Você está aqui: