ead topo

O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para preparar o soro caseiro. Ele deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. O soro caseiro não corta a diarreia, apenas repõe o líquido perdido nas fezes e vômitos.

Para preparar o soro caseiro é preciso:

  • um copo com 200 ml de água;
  • uma colher medida;
  • sal e açúcar. 

Após lavar bem as mãos, encher um copo com água limpa, fervida ou filtrada (200 ml). Com a colher medida, colocar nesse copo uma medida pequena e rasa de sal e duas medidas grandes e rasas de açúcar, mexendo bem até dissolver o sal e o açúcar.

Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los também a oferecer o soro sempre e em pequena quantidade para a criança com diarreia, observando sinais de melhora.

O soro deve ser oferecido com colher ou no copo, e a quantidade feita deve ser tomada dentro de 24 horas. Se for necessário tomar soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.

Algumas crianças não querem tomar o soro. É preciso explicar à mãe para insistir sem forçar. Ela pode conversar com a criança, dizendo que o soro lhe fará bem e que assim vai ficar boa logo e que, como gosta muito dela, não quer vê-la doente.

Bebês menores de seis meses que só mamam no peito não devem tomar soro caseiro em caso de diarreia. A mãe deve dar mais vezes o peito, insistindo com a amamentação. Já os bebês com menos de seis meses que mamam no peito, mas recebem também outros líquidos ou alimentos e aqueles que não mamam no peito, podem receber o soro caseiro em caso de diarreia.

Além de tomar o soro, a criança deve continuar comendo sua alimentação normal. Quando a criança continua comendo, ela sara mais rápido da diarreia, não perde peso e tem menos complicações.

No appVisita

Na pergunta A criança teve diarreia nas duas últimas semanas?

Quando a resposta for sim terá outras duas perguntas:

  • Durante essa diarreia, que aconteceu nas duas últimas semanas, a criança e a mãe insistiu com a alimentação?
  • Durante essa diarreia, que aconteceu nas duas últimas semanas, a criança tomou soro?

Se a resposta desta for não, terá a seguinte pergunta:

  • A mãe possui colher medida?

Se a resposta desta for não, terá a seguinte pergunta:

- Líder você tem colher medida, para entregar para mãe ou responsável?

Se a resposta desta for não, vai gerar um notificação para coordenação de paroquia para providenciar colher medida para o líder.

Você está aqui: