A higiene é importante, pois protege o bebê de doenças e faz com que ele se sinta bem. As mãos da mãe, ou de quem cuida do bebê, devem estar sempre limpas e com as unhas curtas.

Para facilitar a hora do banho, é bom deixar tudo preparado antes de colocar o bebê na água. É preciso verificar antes se a água não está muito quente. Isso pode ser feito colocando o cotovelo e sentindo se a temperatura está confortável. Previnem-se, assim, queimaduras.

O rosto e a cabecinha devem ser lavados antes de colocar o bebê na água. Isso evita que os restos de xixi e cocô contaminem a água e causem inflamação nos olhos.

O bebê precisa ser segurado com firmeza, para não ficar assustado. Para facilitar, é bom apoiá-lo num braço e banhá-lo com a outra mão. 

As dobrinhas do pescoço, dos braços e das pernas devem ser bem enxugadas, para evitar assaduras. É bom separar um pano macio ou toalha só para o bebê. O talco não deve ser usado, pois não tem função alguma. Deve-se vestir o bebê com roupas que sejam confortáveis e que não prendam seus movimentos.

Toda vez que a fralda estiver molhada, ela precisa ser trocada. A bundinha do bebê deve ser limpa, lavada e bem enxugada a cada troca de fralda. Isso evita assaduras e infecções.

Para limpar as meninas, o pano úmido deve ser passado na vulva sempre de frente para trás. Com esse cuidado, o cocô não contamina a vagina e o buraquinho do xixi.

Nos meninos, é importante puxar para trás a pele do pênis, com delicadeza, limpando bem os restos de urina e fezes que estejam entre as preguinhas. Isso evita infecções.

O cordão umbilical costuma cair nos primeiros 14 dias de vida. Ele deve ser limpo todos os dias, até que o coto umbilical caia. Para limpar, é melhor usar álcool 70%, que pode ser comprado na farmácia ou conseguido no Posto de Saúde.

Para limpar é preciso secar bem o umbigo após o banho e passar uma gaze molhada em álcool 70% no local. Não se deve colocar esparadrapo, faixa ou umbigueira no coto umbilical. Isso dificulta a respiração do bebê e não deixa o umbigo secar e cair.

 
 
 
 

Se, depois que o umbigo cair, surgir sangramento, vermelhidão ou mau cheiro no local, é preciso levar o bebê ao médico imediatamente.

 

Em alguns bebês, podem aparecer uns pontinhos brancos na boca, parecendo leite talhado (coalhado). Pode ser sapinho. O tratamento é feito da seguinte maneira:

  • um copo de água bem limpa;
  • uma pitada de bicarbonato de sódio;
  • molhar um pano limpo nesse líquido e limpar a boca do bebê antes das mamadas;
  • molhar a outra ponta do paninho e limpar o mamilo e a aréola antes e depois de cada mamada;
  • depois de usado, o paninho deve ser jogado fora.

É preciso levar o bebê ao médico se os pontinhos brancos não desaparecerem.

Você está aqui:
Você está aqui: