O bebê nasce com poucas defesas contra algumas doenças, por isso ele precisa da proteção de vacinas. Líder, é importante que você incentive e oriente mães e pais a vacinarem seu bebê.
Pode haver pequenas diferenças pela introdução de novas vacinas ou por doenças específicas da sua região. É bom que você, líder, procure o serviço de saúde e se informe sobre o calendário vacinal do seu município, assim pode ajudar na orientação aos pais.

Algumas doenças prevenidas por vacinas são:

  • Tuberculose - é uma infecção que afeta principalmente os pulmões e pode ser transmitida de pessoa a pessoa. Vacina BCG é a principal proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso. 
  • Hepatite - é uma inflamação do fígado causada por vírus. A hepatite A é mais comum e menos grave do que a hepatite B. Proteção contra Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.
  • Poliomielite (paralisia infantil) - é uma doença causada por vírus que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Proteção contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita parcial ou total. Geralmente atinge as pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou contato com fezes de pessoas contaminadas, ou ainda contato com água e alimentos contaminados.

Calendário de Vacina - Ministério da Saúde  (Calendário de Vacina)


Como a vacina age no organismo das pessoas saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=p0yk_pUXwRA

Você está aqui:
Você está aqui: