Comungando dos mesmos objetivos de promover, educar, preservar, cuidar e defender os direitos das pessoas, a Pastoral da Saúde do Regional da CNBB Sul 1 (Estado de São Paulo), se junta à Pastoral da Criança para contribuir na busca de soluções para as demandas das comunidades com relação à baixa qualidade dos serviços de saúde.
Os agentes da Pastoral da Saúde estão se capacitando para atuar como Articulador de Saúde através do aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição da Pastoral da Criança. Receberão as notificações no correio do aplicativo sobre a falta de insumos ou sobre atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir das informações registradas pelos líderes durante a visita domiciliar às famílias acompanhadas.
Com base nas notificações, os articuladores da Pastoral da Criança e da Pastoral Saúde unem forças em torno do controle social para garantir os direitos à saúde das crianças e das gestantes e junto ao Conselho de Saúde do município, contando também com o apoio dos conselheiros da Pastoral da Saúde.
As capacitações iniciaram em maio e desde então, cerca de 150 pessoas já baixaram o aplicativo. De acordo com os dados da prévia do 3º trimestre de 2020, 50 pessoas concluíram a capacitação de Articulador em Saúde em 10 dioceses, destacando-se as dioceses de Jundiaí e Osasco, com o maior número de pessoas, conforme mostra o relatório.
O interessante é que além do material do Articulador, compromisso para os agentes da Pastoral da Saúde, houve o interesse de ler os outros materiais da Pastoral da Criança
Na continuidade, a utilização do aplicativo será para visitas domiciliares dos agentes da Pastoral da Saúde e também para monitoramento das questões relacionadas aos direitos à saúde que eles acompanham.