A e-Combate ao coronavírus é uma e-Capacitação que foi disponibilizada aqui no aplicativo logo no início da pandemia, com o objetivo de levar informações seguras sobre o assunto, de forma rápida para muitas pessoas.
Essa e-capacitação apresenta uma etapa específica sobre o coronavírus, com informações e orientações confiáveis, baseadas em evidências e de fontes seguras.
Também há uma etapa voltada para os líderes e coordenadores da Pastoral da Criança, com esclarecimentos sobre a atuação neste período.
Há também uma etapa voltada para as famílias, que traz orientações pertinentes e esclarecedores sobre temas relacionados às crianças, aleitamento materno, alimentação, higiene, entre outros.
Essa e-capacitação passa por frequente atualização dos conhecimentos contidos, de acordo com as informações divulgadas pelos órgãos oficiais de saúde e sociedades da área científica.
Abaixo, seguem dois indicadores relacionados a essa e-Capacitação.
% de comunidades com e-Combate ao Coronavírus
Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado a e-Combate ao coronavírus, em relação às comunidades ativas.
- No terceiro trimestre de 2020 cerca de 25,0% das comunidades do Brasil tinham pessoas fazendo a e-Combate ao coronavírus.
- No terceiro trimestre de 2020 os estados que apresentaram maior % de comunidades com e-Combate ao coronavírus, acima de 40%, foram: Distrito Federal (67,6%), Alagoas (42,1%).
- Pelotas foi a diocese que apresentou maior % de comunidades com e-Combate ao coronavírus no terceiro trimestre de 2020, 81,0%.]
- Sugestão de como agir:
- Estimular o uso do aplicativo por todas as pessoas atuantes na Pastoral da Criança: líderes, coordenadores, capacitadores e multiplicadores.
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Estimular que todos os líderes façam a e-Combate ao coronavírus para terem acesso a informações confiáveis sobre a pandemia para transmitir às famílias acompanhadas.
- Divulgar o aplicativo e as e-Capacitações para as famílias acompanhadas.
Brasil
O gráfico abaixo apresenta a % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado a e-Combate ao coronavírus em abril/maio/junho e julho/agosto/setembro de 2020, no Brasil.

É possível observar aumento na % de comunidades com e-Combate ao coronavírus no decorrer do trimestres.
Como a e-capacitação foi disponibilizada no início da pandemia, no final de março, era esperado que o primeiro trimestre apresentasse um percentual baixo.
Já no segundo e terceiro trimestres de 2020, houve aumento, chegando acima de 20% das comunidades.
Houve trabalho intenso de divulgação da e-Capacitação para os líderes e coordenadores para que informações fundamentais sobre a pandemia chegasse a cada vez mais pessoas. Espera-se que o percentual continue aumentando e chegue a cada vez mais comunidades em todo o Brasil.
Estados
No terceiro trimestre de 2020 os estados que apresentaram maior % de comunidades com e-Combate ao coronavírus foram: Distrito Federal (67,6%), Alagoas (42,1%), São Paulo (39,8%), Sergipe (36,6%), Goiás (36,3%), Ceará (34,3%), Roraima (32,1%) e Mato Grosso do Sul (32,1%).
Dioceses
As dioceses que apresentaram maior % de comunidades com e-Combate ao coronavírus no terceiro trimestre de 2020 foram: Pelotas (81,0%), Santo Amaro (73,2%), Lins (71,4%), Botucatu (71,4%), São Paulo-Belém (70,8%) e Juazeiro (70,2%).
Mais informações nos links abaixo:
Número de pessoas que iniciaram e terminaram os níveis da e-Combate ao Coronavírus
Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram a e-Combate ao coronavírus o e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:
- Número de pessoas em capacitação no e-Combate ao coronavírus
- Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Combate ao coronavírus
- Número de pessoas que completaram o nível complementar do e-Combate ao coronavírus
- Número de pessoas que completaram o nível opcional do e-Combate ao coronavírus
- Mais de 10 mil pessoas iniciaram a e-Capacitação no período 3º trimestre de 2020, entretanto, menos de 15% finalizaram algum dos níveis.
- São Paulo foi o estado que apresentou maior número pessoas que iniciaram a e-Combate ao coronavírus no 3º trimestre de 2020: 2.028.
- Dos estados que tiveram maior número de pessoas que finalizaram os níveis, Rio Grande do Sul foi o estado que mostrou a maior proporção de pessoas que iniciaram e concluíram todos os níveis no período, quase 30% das pessoas.
- Bragança do Pará foi a diocese que apresentou maior número de pessoas que iniciaram a e-Combate ao coronavírus, no 3º trimestre de 2020: 448.
- Das dioceses com maior número de pessoas que finalizam os níveis no mesmo período, Santo André e Limoeiro do Norte apresentaram a maior proporção de pessoas que iniciaram e terminaram: cerca de 37% das pessoas de Santo André e aproximadamente 34,0% de Limoeiro do Norte.
- Sugestão de como agir:
- Estimular o uso do aplicativo por todas as pessoas atuantes na Pastoral da Criança: líderes, coordenadores, capacitadores e multiplicadores.
- Verificar as comunidades que não tem pessoas realizando a e-Capacitação e estimular o uso do aplicativo e as e-Capacitações.
- Estimular que todos os líderes façam a e-Combate ao coronavírus para terem acesso a informações confiáveis sobre a pandemia para transmitir às famílias acompanhadas.
- Orientar que é preciso realizar as avaliações dos níveis em todas as etapas e sincronizar para que conste no sistema a conclusão da parte teórica da e-Capacitação. É preciso atingir 70% de acertos nas avaliações para ser aprovado.
- Divulgar o aplicativo e as e-Capacitações para as famílias acompanhadas.
Brasil
O gráfico abaixo apresenta o número de pessoas que iniciaram e concluíram os níveis da e-Combate ao coronavírus no terceiro trimestre de 2020.

Como é possível observar no gráfico, mais de 10 mil pessoas iniciaram a e-Capacitação no período citado, entretanto menos de 15% finalizaram algum dos níveis.
Para constar no sistema como concluída, é preciso que se façam as avaliações de cada nível em todas as etapas e sincronize o aplicativo. Importante lembrar também que é preciso atingir 70% de acertos nas avaliações.
É necessário orientar as pessoas para realizar a leitura das etapas e não esquecer de realizar as avaliações e sincronizar.
Estados
Os estados que apresentaram maior número pessoas que iniciaram a e-Combate ao coronavírus no 3º trimestre de 2020 foram: São Paulo (2.028), Pernambuco (935), Bahia (903), Pará (863), Ceará (841), Minas Gerais (824) e Paraná (776). O restante permaneceu abaixo de 400 pessoas no período.
Os estados que apresentaram maior número de pessoas que finalizaram os níveis no período foram: São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, mas ainda muito inferior ao número de iniciantes. Destes estados, Rio Grande do Sul foi o que mostrou a maior proporção de pessoas que iniciaram e concluíram todos os níveis, quase 30%: das 377 pessoas que iniciaram, 111 terminaram os níveis básico, complementar e opcional.
Dioceses
As dioceses que apresentaram maior número de pessoas que iniciaram a e-Combate ao coronavírus no 3º trimestre de 2020 foram: Bragança do Pará (448), Juazeiro (196), Palmeira dos Índios (188), Santo André (186), Limoeiro do Norte (176) e Sobral (163).
Santo André e Limoeiro do Norte foram as dioceses que apresentaram maior número de pessoas que finalizam os níveis no mesmo período: cerca de 37% das pessoas de Santo André e aproximadamente 34,0% de Limoeiro do Norte.
Mais informações nos links abaixo: