Em março de 2020 devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus tornamos a capacitação de Brinquedos e Brincadeiras em formato de e-Capacitação podendo ser uma ferramenta de capacitação virtual e também disponível para as famílias terem oportunidade de brincar com suas crianças dentro dos próprios lares.
Todo o conteúdo do manual de capacitação ficou disponível no appVisita Domiciliar, e trazendo junto a ele mais informações importantes como o Brincar dos Bebês e a revista de Desenvolvimento Infantil.
Estes conteúdos estão divididos em etapas, as quais contam com os níveis básico, complementar e opcional. Há ainda perguntas para testar seus conhecimentos sobre o assunto.
Brincar é uma necessidade para a criança. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar.
Brincar é um direito da criança, garantido pela legislação vigente no país. O Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância e estabelece princípios e diretrizes à primeira infância, em atenção aos primeiros anos de vida e a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança.
Percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras
Esse indicador leva em consideração as comunidades onde ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras, em relação às comunidades ativas.
Brasil
O gráfico abaixo apresenta o % de comunidades em que ao menos uma pessoa tenha iniciado o e-Brinquedos e Brincadeiras em abril/maio/junho e julho/agosto/setembro de 2020, no Brasil.

Desde o lançamento, o uso da e-Capacitação em Brinquedos e Brincadeiras aumentou no decorrer dos trimestres.
Esperamos que com o passar dos meses muito mais famílias, líderes e brinquedistas se beneficiem do material.
Em relação a capacitação pelo aplicativo destacamos a necessidade de organizar as etapas práticas para conclusão e envio do certificado. Lembrando que esses encontros presenciais só poderão ser realizados após a liberação dos órgãos responsáveis. Essa volta depende da liberação de cada município e da Igreja local.
Estados
Os estados que tiveram o maior percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras foram: Acre (204,68%), Rio Grande do Sul (162,49%) e Paraíba (147,78%).
Dioceses
As dioceses que tiveram o maior percentual de comunidades com e-Brinquedos e Brincadeiras foram: Santo Ângelo (1.286,12%) , Nazaré (791,55%) e Cascavel (770,11%).
Mais informações no link abaixo:
Pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
Os indicadores avaliados neste tópico consideram o número de pessoas que iniciaram o e-brinquedos e Brincadeiras e o número de pessoas que concluíram os níveis. São eles:
- Número de pessoas em capacitação no e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível básico do e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível complementar do e-Brinquedos e Brincadeiras
- Número de pessoas que completaram o nível opcional do e-Brinquedos e Brincadeiras
Brasil
O gráfico abaixo mostra o número de pessoas que iniciaram e completaram os níveis básico, complementar e opcional de e-Brinquedos e Brincadeiras em julho, agosto e setembro de 2020, no Brasil.

Em análise do gráfico, podemos notar que muitas pessoas iniciaram e-Brinquedos e Brincadeiras no trimestre de julho, agosto e setembro de 2020.
Destas 4.283 pessoas que iniciaram a e-Capacitação, 839 pessoas concluíram o nível básico, 347 pessoas completaram o nível complementar e 74 pessoas completaram o nível opcional da e-Capacitação em brinquedos e brincadeiras.
Para que a capacitação em e-Brinquedos e Brincadeiras seja concluída é preciso realizar toda a parte teórica e avaliações. Lembrar de sincronizar o aplicativo para registro dos dados. E posteriormente realizar as atividades práticas junto com o capacitador para que o capacitado receba o certificado de conclusão para atuar com a ação de brinquedos e brincadeiras na comunidade. Por serem oficinas presenciais e em grupo esses encontros só poderão ser realizados quando o município e igreja local liberarem.
É importante incentivar as pessoas e as famílias a iniciarem o e-Brinquedos e Brincadeiras e a estudarem todo o material. Para as famílias as informações são muito importantes para ajudá-las a fortalecer o vínculo afetivo com as crianças e a promover o brincar, que é uma necessidade para o desenvolvimento infantil.
Para quem deseja atuar como brinquedista, brincador e capacitador da ação, é necessário finalizar todos os níveis e avaliações para estarem aptos a disseminar as informações e defenderem o direito de brincar em suas comunidades
Estados
Os estados que apresentaram o maior número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras foram: São Paulo (784), Bahia (399) e Ceará (394).
Os três estados também foram os que apresentaram maior número de pessoas que concluíram os três níveis (básico, complementar e opcional) de e-Brinquedos e Brincadeiras no período.
Dioceses
As dioceses que apresentaram o maior número de pessoas que iniciaram o e-Brinquedos e Brincadeiras foram: Palmeira do Índios (147), Bragança do Pará (120) e Limoeiro do Norte (106) e Santo André (103).
As dioceses que apresentaram maior número de pessoas que terminaram o nível básico foram: Limoeiro do Norte, Santo André, Campina grande e Nazaré.
As dioceses que apresentaram maior número de pessoas que terminaram o nível complementar foram: Limoeiro do Norte, Santo André, Guarabira e Bragança do Pará.
As dioceses que apresentaram maior número de pessoas que terminaram o nível opcional foram: Bragança do Pará, Limoeiro do Norte, Afogados da Ingazeira e Nazaré.
Mais informações nos links abaixo:
Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional, Comparação do mês 09/2020, Folha de Acompanhamento Digitada até 09/11/2020 às 19:00 horas.
Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2020 nov 09 ]