Orientações para leitura do relatório anual
Este ano, o relatório anual de atividades (2018 e 2019) está em formato eletrônico, aqui no aplicativo e no site da Pastoral da Criança, e apresenta algumas mudanças na forma como foi elaborado.
Listamos abaixo algumas orientações sobre esse novo formato para facilitar a leitura e a compreensão de todos.
Divisão em etapas
Cada etapa compreende uma grande área do relatório anual e possui muitos indicadores. Por exemplo, a etapa “Principais indicadores de gestantes” compreende todos os indicadores relacionados ao acompanhamento das gestantes.
Cada etapa é dividida em tópicos (básico, complementar e opcional).
Assim como nas e-capacitações, cada etapa do relatório anual está dividida em tópicos, que podem ser do nível básico, complementar ou opcional.
No nível básico foram colocados os indicadores de “resultado”, ou seja, aqueles relacionados à situação das gestantes, crianças e da atuação do líder.
No nível complementar foram colocados os indicadores de “processo”, ou seja, aqueles que envolvem, especialmente, as capacitações, as quais contribuem para melhorar os indicadores de resultado, e indicadores que complementam o resultado dos indicadores básicos.
No nível opcional foram colocados informações relevantes que aprofundam ou complementam os indicadores das gestantes e crianças.
Para cada tópico há uma pergunta sobre a aprovação do texto do indicador, as quais aparecerão também na avaliação.
Quadro resumo
Na análise de cada indicador foi colocado um quadro contendo o resumo da situação do indicador no Brasil, estados e dioceses e sugestões de como agir diante dos resultados.
Prévia de 2020
Foi disponibilizado também, em cada indicador, o link online do relatório para verificação da situação em 2020.
Importante lembrar que os dados de 2020 estão sofrendo influência da situação imposta pela pandemia, pois houve paralisação das atividades da Pastoral da Criança em parte das comunidades por vários meses.