Formação Contínua
“Avancem para as águas mais profundas e lançai vossas redes.” Lc 5,4
Quem realiza
Coordenadores em geral e capacitadores/multiplicadores das ações que finalizaram as respectivas e-Capacitações:
- Coordenadores: finalizado e-Diocesano ou e-Paroquial ou e-Guia.
- Capacitadores e multiplicadores: finalizado a e-Capacitação que é capacitador/multiplicador
Estes coordenadores, ao saírem dos Encontros Regionais e da Capacitação, devem:
- Realizar, pelo menos, uma Oficina de Formação Contínua Integrada( OFCI ) numa comunidade;
- Reunir os coordenadores de Área, Ramo, Multiplicadores , Capacitadores e Líderes Capacitadores para:
a) Explicar a estratégia de implantação da OFCI no setor e verificar os que querem se tornar capacitadores da mesma;
b) Atualizar os capacitadores da OFCI do ano anterior que forem continuar no ano em curso;
c) Levantar as necessidades sentidas pelos líderes e equipe da comunidade que serão trabalhadas, pelos capacitadores das OFCIs em cada comunidade.Quando o capacitador da OFCI sentir dificuldade para trabalhar alguma necessidade, pedirá ajuda ao capacitador ou multiplicador da ação relativa à necessidade.
O importante é que os temas da Oficina de Formação Contínua Integrada cheguem rapidamente e com qualidade até o Líder e Equipe da Comunidade.
De que maneira
A Oficina de Formação Contínua Integrada tem por base a realidade das comunidades e as necessidades dos líderes e famílias. Nela são trabalhadas as dificuldades encontradas, novos temas e também são celebradas as conquistas conseguidas. Estas oficinas deverão seguir a metodologia da Pastoral da Criança:
- grupos pequenos (máximo 20 pessoas e ideal 15 pessoas) para que possa haver discussões e troca de experiências;
- realização das oficinas nas próprias comunidades ou em local bem próximo a elas;
- o responsável pela organização da OFCI na comunidade deve garantir que todos os líderes e as outras pessoas da equipe estejam com o e-Guia, aplicativo visita e providenciar também outros materiais, principalmente os relacionados com as dúvidas e necessidades levantadas por eles;
- a carga horária e a quantidade de temas deve ser compatível com a capacidade de atenção dos lideres e outros membros da equipe da comunidade;
- disponibilidade, no mínimo, de dois capacitadores para realizar o trabalho na comunidade;
- garantir momento para a oração e fortalecimento da missão da Pastoral da Criança.
As oficinas nas comunidades poderão ter até 15 participantes, com carga horária mínima de duas horas por oficina.
As OFCIs, na diocese. para preparar as equipes que irão ser capacitadoras nas comunidades, poderão acontecer com número um pouco maior de participantes, com máximo de 25 pessoas, também com carga horária mínima de duas horas por oficina. Sendo assim, a diocese pode fazer as OFCIs por área ou até porparóquia.
Exemplos de temas e materiais
Nas Oficinas de Formação Contínua Integrada podem ser estudados vários temas contemplando as várias ações desenvolvidas na comunidade e que respondam às necessidades sentidas pelos líderes e equipe da comunidade, por exemplo:
- dificuldades no uso do aplicativo Visita Domiciliar, mostrar e analisar a relação entre os indicadores e o trabalho desenvolvido com as famílias (e-Guia);
- espaços na comunidade para a brincadeira das crianças (e- Brinquedos e Brincadeiras);
- estudar e agir em relação às causas da mortalidade infantil na comunidade e no Conselho de Saúde (e-Articulador);
- Planejamento (e-Diocesano)
- Prestação de contas (e-Paroquial);
- devem ser estudados também novos temas e informações apresentados nos Encontros Regionais para aprimorar o trabalho dos líderes e equipe da comunidade.
Importante: Certamente haverá temas importantes para a comunidade mas que não tem material educativo na Pastoral da Criança. Nesses casos, não se pode considerar estes temas como assunto da formação continua, pois se a ação não teve inicio na Pastoral da criança, como pode ser continuação da formação? Por exemplo: os líderes podem sentir necessidade de entender melhor como lidar com os filhos e esposos afetados pelo uso de drogas e álcool. Neste caso, sugerimos fazer Rodas de Conversa sobre o tema, convidando toda a comunidade (e não só as pessoas com formação inicial no e-Guia). Para esta Roda de Conversa pode-se buscar palestrantes de outras instituições uma vez que a pastoral da criança não tem experiência nisso.
Para baixar FORMULÁRIO DE CADASTRO DE RÁDIO - PROGRAMA "VIVA A VIDA" clique aqui.