Assessoria de Imprensa

Papel e atuação

A assessoria de imprensa é uma das frentes de trabalho do Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança. Seu papel é aproximar a instituição dos veículos de comunicação, fortalecer sua imagem pública e ampliar o alcance de suas ações e mensagens de interesse social. Esse trabalho envolve o envio de sugestões de pauta, o atendimento a jornalistas, a produção de conteúdos informativos e o acompanhamento de entrevistas e reportagens que tratam de temas ligados à infância, saúde e cidadania.

Resultados e destaques

Em 2025, o trabalho de assessoria teve resultados significativos, com a veiculação de reportagens em veículos de alcance nacional e regional, além do fortalecimento de vínculos com a imprensa religiosa.

Entre os destaques do ano está a reportagem exibida em rede nacional pela TV Globo, em março, sobre o aumento dos índices de obesidade infantil. A pauta foi aprovada graças aos dados exclusivos da Pastoral da Criança, que demonstraram crescimento do indicador entre as crianças acompanhadas — o que reforçou a relevância e a credibilidade da instituição como fonte de informação.

 →  Assista à reportagem do Jornal Hoje

Outra matéria de grande alcance foi publicada pela BBC Brasil, em abril, abordando a história e a atualidade do soro caseiro, com participação da Pastoral da Criança como referência técnica.

 → Leia a reportagem da BBC

Além da imprensa nacional, o Núcleo de Comunicação vem ampliando sua relação com emissoras religiosas, como a TV Evangelizar, a Canção Nova e a TV Pai Eterno. Esses canais têm se mostrado espaços importantes para mostrar as ações da Pastoral, reforçar sua ligação com a Igreja e falar diretamente com o público católico — grupo estratégico tanto para o fortalecimento da missão quanto para a formação de novos voluntários e apoiadores.

Alguns exemplos dessas parcerias:

  • Reportagem sobre as Hortas Comunitárias, na TV Pai Eterno (outubro/25)
      →  Assistir no YouTube

  • Reportagem sobre o Encontro de Assessores Espirituais, na TV Evangelizar
      →  Assistir no YouTube

  • Participação de Dom Severino Clasen, presidente da Pastoral da Criança, no programa A Vida em Foco (TV Evangelizar)
      →  Assistir no YouTube

O Núcleo de Comunicação também presta assessoria de imprensa ao Museu da Vida, em Curitiba, com o objetivo de divulgar suas ações nos veículos locais e regionais. Esse trabalho contribui para fortalecer a imagem institucional da Pastoral da Criança, já que o Museu é um importante espaço de educação e sensibilização para o cuidado na primeira infância.

Entre as principais divulgações do último ano estão:

Você está aqui: